Cena de 'O Cangaceiro', longa que alcançou sucesso internacional em 1953.

 

Para você que admira o cinema nacional, aí vai uma boa notícia: a Cinemateca brasileira está disponibilizando no site Banco de Conteúdos Culturais, dezenas de filmes brasileiros, na qual contém longas de produtoras como Vera Cruz e Atlântica. Obras como O CANGACEIRO (1953), CARNAVAL ATLÂNTIDA (1952), ou até mesmo CANDINHO (1954), estrelado por Mazzaropi, podem ser vistas online ou podem ser baixadas.

O projeto partiu de uma série de estudos feito pela instituição em relação a catalogação, pesquisas e documentação. Nesse mergulho, o público também poderá conferir na plataforma as fichas técnicas de cada filme. O site do Banco de Conteúdos Culturais também disponibiliza outros elementos, como registros sem som, de 1920 à 1930, incluindo comerciais, filmes institucionais e registros amadores de eventos e cidades brasileiras.

Segundo a entidade, esse material disponibilizado é apenas uma parte dos registros. Além de tudo que foi citado acima, o site permite ao leitor encontrar reportagens televisivas da TV Tupi, a primeira emissora do Brasil.

 

(Fonte: Hhuffpost)