SEJA ESPONJA - Por Gabriela Santos Oliveira 

 

"Um dia vi por aí a frase 'seja filtro e não esponja', e de primeira minha reação foi concordar com aquele pensamento. Oras, o filtro limpa o que passa por ele, enquanto a esponja suga, certo?! Errado!
 
Fiquei por um bom tempo questionando esse pensamento até chegar na seguinte conclusão:
 
Com certeza o filtro limpa as impurezas de uma água suja, aquilo de ruim que lhe é lançado, ele simplesmente transforma em algo bom. Mas, o problema do filtro, é que ele acumula sujeirinhas com o tempo, até que ele fica tão sujo, que não consegue mais filtrar água nenhuma. O filtro, na verdade representa aquelas pessoas que liberam um falso perdão, fazem transparecer que está tudo bem, mas no seu íntimo guardam mágoas de cada problema que lhe acontece, e quanto mais sujeira é acumulada, mais difícil se torna para a pessoa continuar com aquela falsa imagem de perdão, até o dia em que ela está tão suja, que finalmente sai de dentro dela tudo quanto ela escondia, toda a sujeira, toda mágoa, todo rancor.
 
A esponja, por outro lado, de fato suga a água, mas a esponja não se prende a ela, com facilidade ela lança fora toda aquela água e ela fica novamente pura e livre daquela água que passou. Assim são as pessoas que quando recebem um problema, o sentem de verdade, choram, gritam, esbravejam a sua dor, são transparentes em relação ao que estão sentindo. Mas, quando o problema passa, não há rancor que fique, não restam vestígios daquele problema dentro dela, ela lança fora tudo aquilo de ruim que por ela passou e não fica com nada.
 
Sabe... depois que parei pra pensar sobre isso, decidi que prefiro ser esponja e não filtro mesmo."
 
 
 
Sobre a autora: Atualmente escrevendo meus dois primeiros livros, sendo um deles infantil. Dona da página no instagram www.instagram.com/sejaamodaantiga, fundada no ano de 2016, atualmente com mais de 100 mil seguidores, incluindo artistas como Walcyr Carrasco, Carlo Porto e Marília Mendonça. Natural de Salvador-BA, nascida no ano de 1995 (22 anos).