Exposição de Arthur Arnold traz reflexão sobre as influências das massas

 

Após quatro anos, Arthur Arnold volta ao Rio de Janeiro com a exposição Massas. Em sua terceira individual na Galeria Movimento, o artista explora a diluição da individualidade de cada um de nós em meio às multidões que nos cercam. Telas grandiosas mostram aglomerações inspiradas em torcidas de futebol, cultos religiosos, protestos, shows de música e festas populares e retratam a incorporação do indivíduo pelas massas.

A curadoria é de Isabel Sanson Portella, que repete a parceria com o artista após a coletiva Estranhamentos. As figuras humanas, que antes apareciam de forma mais linear na obra de Arnold, passam por uma dissolução de suas identidades para se tornarem um bloco único.

“Apesar da tecnologia e de tudo que nos isola, a massa humana é cada vez mais potente e representativa dos tempos em que vivemos. Ela é parte fundamental da nossa sociedade, para o bem e para o mal”, afirma o artista. “O que quero com essas pinturas não é transformar tinta em pessoas, mas pessoas em tinta”, completa.

As cores fortes e contrastantes, uma constante na obra de Arnold, estão presentes, mas agora aparecem em emplastros de tinta cada vez maiores. “Chama a atenção a forma como a temática das pinturas se reflete na própria técnica empregada. Há um claro paralelo entre as aglomerações humanas e o processo de acumulação das massas de tinta empregadas”, afirma Ricardo Kimaid Jr., que dirige a Galeria Movimento.

A exposição abre dia 24 de setembro e faz parte do CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte -, evento organizado pela ArtRio que antecede a feira.

 

 

SERVIÇO

 

Exposição Massas

Arthur Arnold

Curadoria: Isabel Sanson Portella

Abertura: 24 de setembro às 19h

Visitação: 25 de setembro a 13 de outubro

Terça a sexta das 10h30 às 19h. Sábados das 12h às 18h

Galeria Movimento Arte Contemporânea

Av. Atlântica 4.240 | Lojas 212 e 213 | Copacabana | Rio

de Janeiro

www.galeriamovimento.com

55 21 2267 5989

Entrada franca

 

(Texto da assessoria de imprensa)