O município de Monteiro irá receber entre os dias 23 e 25 de maio a I Festa Literária do Monteiro (Paraíba). A 1ª FLIMON traz em sua programação palestras, lançamentos de livros, apresentações literárias, debates e até uma feira de venda e troca de livros. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT-PB), Regional de Ensino da Secretaria de Educação e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e acontecerá no Campus VI da UEPB, em Monteiro.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, um evento como a Flimon foge à regra, isto porque “não se trata de mais um encontro de escritores ou livreiros. O foco são experiências em sala de aula na formação de leitores e reflexões sobre as questões humanas que envolvem a literatura. Se trata de uma festa literária com foco na inquietação sobre o papel do ensino da literatura e das práticas de leitura na formação humana”, explica Lau.

Para Marcelo Medeiros, diretor do Campus VI da UEPB, localizado em Monteiro, eventos como a FLIMON são importantes espaços de democratização da cultura e de socialização de saberes, além de serem fontes alternativas de formação de leitores e de um público consumidor de bens simbólicos no geral. Para ele, “a I Festa Literária de Monteiro já nasce com uma grande responsabilidade: tornar perene a visibilidade de artistas e de obras que, gestadas no interior do Estado, dizem muito do modo como homens e mulheres do Cariri se inserem enquanto agentes culturais”.

Já o Gerente da 5ª Regional de Educação, Ary Prata, destaca que Monteiro é uma área privilegiada geograficamente, pois está inserida no “eixo da poesia”, região que interliga terras paraibanas ao Pajeú Pernambucano. “É neste espaço onde a poesia e a literatura emergem como algo inato nas pessoas e fortalece a identidade cultural da região. Em Monteiro, existe o Campus VI da UEPB que leva o nome de Pinto do Monteiro, logo, um campus que leva o nome do maior expoente do repente popular, um gênio inconteste da poesia de viola que era analfabeto”, disse Ary. O evento irá homenagear o poeta e teatrólogo Raniel Quintains, falecido em dezembro de 2013.

 

(Texto da assessoria de imprensa)