0004910839_10

 

Como Gustavo iniciou sua carreira no final dos anos 1990, ele realmente queria fazer algo para registrar esse momento de amadurecimento em sua música, na qual canções emblemáticas de sua trajetória se encontram com materiais novos. O artista e toda sua produção escolheram o Projeto Tamar para ser o palco das gravações do DVD Macacko.

O que não se esperava, era que junto com o DVD, viria também um Documentário, que trouxe um panorama sobre a carreira de Macacko, passando por suas diferentes fases e iniciativas, com o show, depoimentos e clipes, além de mostrar sua relação com a arte, com a física quântica e as raízes da cultura brasileira, surgindo então o conceito de "Filme Musical".

- Relacionamentos, questões existenciais e crônicas contemporâneas costuradas pela minha relação com a astrologia, o misticismo e a física quântica -, é assim que Gustavo define a linguagem poética presente no disco, que curiosamente, narra a história muito condizente com nossa atual realidade, o encontro entre uma "coxinha" e um "petralha".

"Eu havia participado das manifestações na Cinelândia em 2013 quando todos estavam do mesmo lado e usei isso como fonte de inspiração. Imaginei um romance que narra um reencontro de um casal que em 2013 foi separado por uma bomba de gás e se reencontra em 2016, só que em lados opostos. Queria debater essa divisão política que tomou conta do país num formato de crônica musical.", explicou Gustavo.

No outro lado do disco, vem a presença da filha de Macacko, a pequena Elis de apenas 12 anos de idade. Pai e filha já haviam gravado juntos em um disco infantil idealizado por Gustavo. Na verdade, Elis veio para complementar um registro que marcou transições e afirmações na vida do músico.

O disco contém 11 faixas, e vem acompanhado do DOC "Despontando, o filme". Toda a parte do vídeo foi gravado com a Expurgação Filmes e a de áudio com Ricardo Mendes no Cachalote Estúdios. Foi um projeto realizado por um edital da Secult e gravado bem no dia do meio ambiente em junho de 2016 no Projeto Tamar no ES. O DVD e o DOC levaram 9 meses para ser finalizado e contou com a participação de mais de 70 profissionais.

 

 Abaixo veja o documentário feito a partir do recente lançado DVD de Gustavo Macacko.

 

 Fique por dentro (comentário de Gustavo Macacko sobre um pouco da sua trajetória)

"Montei minha primeira banda de rock autoral em 1997 chamada Símios e com ela lancei 3 discos entre 2000 e 2006. Depois disso me senti pronto pra mergulhar na carreira solo e lancei 2 álbuns, "Macaco, Chiquinho e o Cavalo" (2009) e "Despontando para o Anonimato"(2014). Já havia gravado um disco infantil autoral com minha filha também. Tudo isso consta no www.gustavomacacko.com. Sou compositor, guitarrista e vocalista e já gravei parcerias com Otto e Gabriel Pensador. Já fiz 5 tournes internacionais incluindo Portugal, Espanha, França, Suiça(Festival de Montreux), Itália e Alemanha. O DVD "Macacko" é um apanhado ao vivo dessa história e traz também 3 canções inéditas. São 20 anos de carreira compondo e lançando discos.".