Um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros, Ernesto Neto, terá um público diferente do que está habituado no próximo dia 7 de outubro (sábado), às 11h, quando fará uma palestra sobre história da arte para crianças e adolescentes na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. O escultor, artista multimídia, fotógrafo e cenógrafo é o próximo convidado do ciclo de palestras Aventuras do Pensamento, projeto pioneiro no Brasil que leva, gratuitamente, intelectuais para conversar de igual para igual com o público infantojuvenil.

Em uma abordagem bastante pessoal, A história da arte no Brasil através do meu coração foi o tema escolhido pelo artista para sua conferência. “Pretendo conversar sobre o Brasil e sua história através das obras e movimentos artísticos que tocaram o meu caminhar, dos mais íntimos aos periféricos, do começo do século 20 até os dias de hoje”, explica Ernesto.

O encontro é o penúltimo da segunda edição do Aventuras do Pensamento. A dinâmica dos debates se divide em duas partes: primeiro, os especialistas convidados fazem uma palestra de cerca de 50 minutos, apresentando a questão. Em seguida, crianças e adolescentes assumem o microfone, para perguntarem o que bem quiserem.

— Esta é, sem dúvida alguma, a parte mais interessante do evento, e é quando sabemos se o encontro foi ou não bem sucedido”, diz André Duchiade, um dos curadores. “Perguntaram a Eduardo Viveiros de Castro, por exemplo, quais eram os índios preferidos dele e ele respondeu. Do mesmo modo, uma criança pediu o microfone para dizer a Luiz Eduardo Soares que discordava de sua apresentação sobre sociologia da violência, e que, contra a má índole de algumas pessoas, não há nada que possa ser feito. São comentários que nenhum adulto faria — acrescenta.

 

 

Serviço:

Ciclo de Palestras Aventuras do Pensamento

A história da arte no Brasil através do meu coração, com Ernesto Neto

Entrada franca (Ingressos distribuídos uma hora antes de cada palestra)                          

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (com transmissão ao vivo no Cinema 2)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: 7 de outubro de 2017 (sábado)

Horário: 11h

Duração: 1h30min

Lotação:  Cinema 1 - 78 lugares (mais três para cadeirantes) / Cinema 2 - 80 lugares (mais dois para cadeirantes)

Classificação Indicativa: Livre (Projeto voltado ao público infantojuvenil, com temas e linguagem adaptados para essa faixa etária)

Acesso para pessoas com deficiência

 

 

(Texto assessoria do evento)