A AM Galeria tem a honra de exibir, 42 anos depois, o trabalho histórico em áudio- visual dos mineiros, o fotógrafo José Luiz Pederneiras e do músico Tavinho Moura.

PAIXÃO E FÉ (Portas Fechadas) realizado pela dupla de artistas entre 1974 e 1976 ganhou o 1o Prêmio do 4o Salão Global Funarte de 1976 e foi exposto no Palácio das Artes à época. O material originalmente em slides foi restaurando e remontado em video digital Full HD e com a trilha original de Tavinho Moura. À época a obra chamou a atenção de Milton Nascimento, que, ao ver o trabalho exposto no Palácio das Artes, pediu ao amigo e compositor Fernando Brant que criasse uma letra. PAIXÃO E FÉ foi eternizada na voz de Milton e faz parte da história de muitas gerações.

O trabalho, uma reflexão sobre a cultura popular e religiosa do interior mineiro, mostra a procissão do Senhor Morto em Diamantina, durante a semana santa de 1974.

“A cidade e sua herança colonial, seus medos, seus fantasmas. Semana Santa, o cheiro de incenso, as roupas lavadas na peregrinação de lágrimas, as luzes, o teatro de rua. Portas fechadas. Na distorção das imagens a revelação do martírio. Do documentário distante ao contato das chagas. No domingo da ressureição a cidade enfeitada prossegue.” – trecho do texto de José Luiz Pederneiras & Tavinho Moura publicado do catálogo da exposição, 1976.

Para a curadora da mostra, Manu Grossi “Trazer uma exposição como essa é uma oportunidade de revisitar a nossa herança cultural, um encontro entre a fotografia, a música e o texto de gênios criativos que admiramos tanto e que nos inspiraram por décadas e ainda o fazem. Minas tem tradição e grandes expoentes na cena do audiovisual, cinema e vídeo-arte e a possibilidade de experimentar esse trabalho remontado apenas agora, 42 anos depois, é muito importante e formador para as novas gerações. A obra apresenta uma densidade única, uma força do povo do interior e sua matriz religiosa. Ele fala de dor, silêncio, sacrifício, reflexão e renovação. Alguns signos presentes no tempo da quaresma, momento que se inicia no Carnaval e culmina na Semana Santa. Podemos transpor esses signos para os dias de hoje, para os religiosos e não religiosos. São tempos de mudanças, conflitos e de grande fervor social e cultural. O Brasil passa por esse momento delicado e PAIXÃO E FÉ nos revive a força do povo na rua, do povo que tem esperança, do povo que luta todos os dias.

 

SERVIÇO

 

Entrada gratuita

Sábado 03 de março das 11h às 18h

Segunda, 05 de março das 10h às 19h

 

AM Galeria de Arte

Endereço: Rua do Ouro, 136 Serra, CEP: 30.220-000 | Belo Horizonte | MG | Brasil

Telefone: (31) 3223-4209

Site: http://www.amgaleria.com.br/

Funcionamento:Segunda a Sexta das 10h às 19h. Sábados das 10h às 14h.

 

 (Texto da assessoria de imprensa)