Como nós, da Arte Brasileira não divulgamos só música, vai aí uma notícia que mistura músicos com as artes plásticas. A coisa fica mais interessante ainda quando os artistas retratados são negros, como Cartola e Djavan. Estão também divididos entre astros brasileiros e internacionais.

A ideia do cartunista Claudio Duarte é realmente desconfigurar o rosto desses músicos através da caricatura. O projeto virou uma exposição que aconteceu no dia 14, na terça-feira, no centro de Florianópolis, e contou 15 caricaturas.

Entre os músicos desenhados estão Djavan, Cartola, Luiz Melodia, Clementina de Jesus, Louis Armstrong, Tina Turner, Elza Soares e Bob Marley, entre outros.

“Me inspirei em parte da letra que Djavan escreveu em Linha do Equador, quando diz: ‘¿gosto de ouvir música de preto'”, conta Duarte.

Duarte fez comentários sobre as inspirações para cada artista:

 

23037691

Sobre Clementina de Jesus: “Nunca a vi pessoalmente, apenas assisti a vídeos. Vejo nela uma timidez, uma sabedoria e calmaria, como a de uma preta velha”.

 

23037692

Sobre Djavan: “Eu acompanho o trabalho do Djavan há muitos anos. Ele tem esse olhar tímido. Tentei capturar isso na caricatura. Vou desenhando, quando sinto que capturei a personalidade, flui melhor”.

 

23037693

Sobre  Elza Soares: “Capturei um pouco da tristeza dela. Isso me bateu muito enquanto a estava desenhando”.

 

23037695

 

 

Informações, fotografias e citações do site DC)