REFAZENDA, composta por Gilberto Gil e gravada por ele em 1975, foi uma das melhores escolhas da banda Nação Zumbi, que gravou a canção no álbum RADIOLA NZ VOL.1. Como forma de homenagear o compositor bahiano, a Nação não perdeu tempo em elaborar um clipe de REFAZENDA. O interessante do vídeo é que ao invés dos protagonistas serem o grupo, acabou por ser o próprio Gil, com imagens raras e inéditas do cantor nos anos 1970.

As imagens exclusivas foram captadas pelo fotógrafo Mario Luiz Thompson de Caravalho, através de uma câmera Super 9, na qual mostra momentos pessoais de Gil na praia entre familiares e amigos. “Atendendo o desejo da banda de ter a imagem de Gilberto Gil na produção, comecei a estudar formatos para essa premissa. Então, resolvi buscar materiais originais que nos dessem a oportunidade de revisitar o tempo retratado na música. Foi quando encontramos Mario Luiz Thompson e seu acervo”, conta Denis Cisma.

REFAZENDA é um título que Gilberto Gil escolheu para representar Guariroba, que era uma fazenda na qual o músico queria instalar uma sociedade alternativa, isso tudo no momento do regime militar ainda fortemente presente na época. Por outro lado, o termo "refazenda" também insinua o ato de refazer. A parte musical da canção foi inspirada no baião nordestino e também em compassos de poemas.

O clipe é uma produção da Paranoid e dirigido por Denis Cisma.