As fotos são do fotógrafo Phelipe Paraense

As fotos são do fotógrafo Phelipe Paraense

 

Para quem gosta de arte e quer se envolver mais profundamente com ela, temos uma dica preciosa: do dia 13 a 16 de abril deste ano, o XI Encontro de Ceramista irá agitar (e educar) a cidade de Paraty-RJ, com a mais “nobre” coleção de artes visuais, palestras e oficinas, que é o ponto X do evento. As exposições, oficinas e as demais programações do evento serão realizadas no Casa da Cultura de Paraty.

A verdade é que o evento tem a grande ideia de educar, ao levar as pessoas mais carentes oportunidades de se envolverem no mundo das artes plásticas, principalmente através das oficinas e cursos, com o objetivo de formar novos ceramistas. No entanto, a ideia não para por aí. Até meados de junho, os programas educativos da Casa da Cultura devem continuar.

“A questão da formação é muito forte nos nossos propósitos de realização desse evento, trata-se de uma verdadeira missão do Instituto Arte 4 com as novas gerações da cidade”, afirma o artista paratiense Dalcir Ramiro, o Cizinho “Nesse momento tão avançado da tecnologia, o fazer à mão, o criar com barro é uma forma de retorno às origens. Porque a argila é o material mais antigo da história do homem. Fazer cerâmica, hoje, chega a ter até valor de terapia, por possibilitar momentos de reflexão em meio a todo um universo mecânico e tecnológico. E basta olhar em volta, a cerâmica está em tudo na vida cotidiana de todos nós: na casa, nos utensílios, na nave espacial”, finaliza o artista.

 

PHE_9260

 

SERVIÇO

ASSOCIAÇÃO PARATY CULTURAL

(Casa da Cultura de Paraty)

Rua Dona Geralda, 177, Centro Histórico

 

ATELIÊ DO DALCIR

Rua Santa Rita, 65, Centro Histórico

(24)3371 1214

 

PROGRAMAÇÃO DO XI ENCONTRO DE CERAMISTAS EM PARATY

 

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Na noite de quinta-feira, 13/4, às 20 horas

Conferência de abertura no Auditório da Associação Paraty Cultural, com a convidada internacional Adriana Martinez. Argentina, de Buenos Aires, a artista, especializada em técnicas pré-colombianas, traz a Paraty sua intrigante arte de fazer assobios, imprimindo sonoridade à cerâmica, em peças curiosas e delicadas – seus chamados “assobios de água”.

 

EXPOSIÇÕES

Abertura na noite de quinta-feira, 13/4, às 21 horas

 

• Acervo – Na Sala Samuel Costa, exposição de peças do acervo do Instituto Arte 4, representativas de obras de artistas célebres da cerâmica contemporânea e da história do Encontro de Ceramistas em Paraty. São eles, Adriana Martinez, Alberto Cidraes, Alina Fonteneau, Heloísa Alvim, Magela Borbagatto, Maneno Ceramista, Mario Donadio, Patrício Cordeiro, Rodrigo Saramago, Sérgio Amaral, Silvia de Bock, Tácito Fernandes, Tino Sartori, Toshuyuki Ukeseki e Wandecok Cavalcante. Até 7 de maio, na Associação Paraty Cultural (Casa da Cultura).

• USAR – Cerâmica Utilitária de Paraty. Na Sala Dona Geralda, exposição de peças utilitárias, feitas por ceramistas da cidade. Até 7 de maio, na Associação Paraty Cultural (Casa da Cultura).

Coletiva Ceramistas de Paraty e instalação “O Jardim” – No Salão Nobre, 39 ceramistas de Paraty (veja o quadro) expõem seus trabalhos e apresentam a instalação O Jardim, com montagem do artista plástico Milton Mota. Até 9 de julho, na Associação Paraty Cultural (Casa da Cultura).

 

Os participantes da exposição coletiva dos ceramistas de Paraty: Antônio Miranda, Armando Sato, Berenice Rameck , Carlos Esteban,, Cecília Mônaco, Célia Canosa, Cida Stofel, Cíntia Celeste, Dalcir Ramiro, Davi Cananéa, Eliana Mota, Felipe Alcântara, Fernanda Geyer, Fernanda Monteiro, Germana Arthuso, Guilherme Zoldan, Ieda Nahas, Ilda Poty Benite Guarani, Iracelis Porto, Jorge Pessoti, Leonice R. Santiago, Lilian Braga, Lucia Gomes, Luciana Marsilio, Lulu Silva Telles, Marcia Chiara, Marcos Mauricio, Maria Morena Godoy, Marisa Bidone, Marta Viana, Max Schetty, Patrícia Sada, Patrícia Solari, Renata Del Campo, Rosali C. Souza, Rosane Augusto e Talitha Monfort, Wander Marcílio e Zulmira Gibrail.

 

OFICINAS E CURSOS

Durante o Encontro, oficinas dirigidos a adultos e crianças acontecem na Casa da Cultura, entre elas a oficina de modelagem, com Tonia do Embu, oficina de utilitários, com Lulu Silva Telles, e oficina de escultura, com Rodrigo Saramago. De 14 a 16/4, no Ateliê do Dalcir, curso de instrumentos musicais com a ceramista argentina Adriana Martinez.

 

DEMONSTRAÇÕES

Alberto Cidraes que vive em Cunha demonstra sua familiaridade na arte de moldar o barro usando o torno coreano, em sessões abertas ao público. Entre outras demonstrações teremos o artista Patrício Cordeiro moldando ao vivo esculturas em argila.

 

FEIRA AO AR LIVRE

De 14 a 16 de abril, sexta a domingo, das 10 às 21 horas a Quadra da Igreja Matriz vai abrigar as barracas da aguardada feira de cerâmica do Encontro, com exposição e venda de peças de diversos artistas, em diferentes linguagens – esculturas, utilitários, bijuterias etc.

 

Ficha técnica do XI Encontro de Ceramistas em Paraty (2017)

Curadoria, Dalcir Ramiro. Coordenação geral, Luciana Marsílio. Produção, Flora Petri. Conteúdo, Claudia Ferraz. Coordenação de montagem, Og Torres. Fotografia, Phelipe Paraense. Projeto expográfico, Guilherme Zoldan. Iluminação, Sibel dos Santos Barros Jr. Web marketing, Caio Pádua. Projeto gráfico, Marcus Prado. Assessoria de imprensa, Antonia Moura. Montagem da instalação “O Jardim”, Milton Mota. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Paraty. Parcerias: Associação Paraty Cultural e Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologia. Apoio/Agradecimentos: ICCC – Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha, Atelier do Dalcir, Marcos Ribas, Ceramistas de Paraty, Arte 8 Cerâmica Paraty, Casa Azul, Paraty Convention&Visitors Bureau, Paraty Tours, Secretaria de Cultura de Paraty, Prefeitura Municipal de Paraty. Realização: Instituto Arte 4