Conecte-se conosco

Literatura

Entrevista com poeta Rodrigo Palauro “Sou simples e direto em meus escritos”

Matheus Luzi

Publicado

em

11403147_864796866936848_643834623800680814_n

 

É difícil nos dias de hoje, achar alguém compromissado com a literatura, ou mais em especial, com a poesia. Nesse âmbito,  Rodrigo Palauro se mostra um artista resistente. É idealizador da página “Palavras mais rimas”, que recentemente chegou a marca de 200 mil curtidas. Rodrigo também é a mente de um projeto muito interessante, o ProjetoPoamese, que distribui poesia pelas ruas de Caxias do Sul. Para conhecer um pouco mais sobre esse cara, nós conversamos com ele sobre alguns assuntos. Como ele mesmo diz, sua escrita é muito direta e simples, até mesmo na entrevista. Veja:

 

1 – Como você define suas poesias?

Como algo simples e sincero, é o que penso e sinto sendo passado para o papel.

 

2 – Hoje você tem 26 anos. Quando começou a escrever e o que te motivou?

Eu comecei a escrever quando criança, eram coisas bobas, criava histórias, alguns versos de amor e outros melancólicos.

O que me motivava era que eu sentia que tinha que colocar para fora, não foi ao ler um livro, ou uma pessoa, era mais por me sentir sufocando, já que ficava no meu canto e precisava de alguma forma colocar aquilo para fora.

 

3 – Você disse não ter segredo na hora de escrever, e que você coloca o que sente no papel. Como funciona seu processo criativo?

É natural, não costumo sentar para escrever, deixo as ideias virem e tento passar o quanto antes para o papel, celular, ou o que estiver por perto.

Forçar a escrita não funciona para mim, então deixo as ideias virem e é basicamente assim que funciona.

 

4 – Você tem como influências as obras dos poetas Manoel De Barros e Bukowski. Qual sua relação com eles?

Eu gosto muito do trabalho de ambos, o Bukowski mais, já que li inúmeros livros dele, gosto do jeito sincero, simples e direto que fala em seus livros.

Manoel é algo incrível, o jeito com que ele escrevia e via poesia em todos os cantos, nos lugares mais inacreditáveis possíveis, sempre que leio algo dele é como se eu o conhecesse, é algo mágico.

 

16711823_1272049482888588_4388107212592257625_n

 

5 – Você gosta muito de trabalhar com a simplicidade e com o jeito direto de ser. Como que você aplica isso às suas poesias?

Deixando fluir naturalmente, sem querer enfeitar colocando palavras difíceis, falando sobre o que vivo, as coisas que vejo e sendo o mais sincero possível.

 

6 – Sua página “Palavras mais rimas”, tem mais de 200 mil curtidas e é uma das mais conhecidas na categoria no facebook. Com começou esta iniciativa e como ela funciona?

Tudo começou no Orkut, tinha uma comunidade na época, mas com o fim dele eu migrei para o Facebook, a página existe há muitos anos, mas de uns dois anos para cá que resolvi dar mais atenção e desde então ela vem crescendo mais.

Eu costumo postar diariamente, muito mais coisas escritas por mim do que de outros, tenho algumas parcerias com amigos que também escrevem, assim ela está sempre em movimento. O crescimento dela devo muito a todos que curtem, compartilham, é um amor imenso por cada pessoa que me ajuda e não são poucos. Fico feliz de ter muitos amigos que conheci através da página, da poesia.

 

7 – Você tem um projeto chamado ProjetoPoamese, que tem como ideal espalhar cartazes com poesias pelos muros e postes da cidade de Caxias do Sul. Como funciona isso e como surgiu a ideia?

A ideia surgiu vendo um pessoal postando na internet, acompanho muito o Poeta Sérgio Vaz e via ele fazendo, achava incrível, na cidade apareceram as meninas do SomosInstantes, achei lindo. Conheci pessoas que também gostavam da ideia e resolvemos colar também, fiquei por pouco tempo com eles, resolvi sair e depois fiz o meu. Daí surgiu o ProjetoPoamese.

Funciona de um modo simples, não tem muito mistério, é colocar a cara e colar os lambes pelas ruas, e a ideia é levar poesia para o pessoal, tentar mudar o dia de alguém com uma mensagem, fazer o bem para todos que parem e leiam o que ali está escrito.

 

16684045_248696975540994_24524102867998937_n

 

 

Para conhecer mais o trabalho de Rodrigo, clique aqui, e vá direto a página “Palavras mais rimas”.

 

 

 

 

Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish