Conecte-se conosco

Música

A “Leveza” de Joice Terra…

Publicado

em

Capa do lançamento – Crédito: Ramos Fotografia

A cantora e compositora Joice Terra entrega algumas de suas verdades sobre a vida no single “Leveza”. Composta por ela em parceria com Peter Mesquita (o mesmo que assina a produção musical), a canção tem um poder de tranquilizar, algo proposital de uma letra que vem do termo “leveza”, de ser leve, de viver assim.

Segundo suas reflexões, a letra tem como missão chegar ao público uma ideia fixa: a de ajudar na escolha pelo caminho da paz, numa Terra na qual o contrário disso está presente em todos os cantos. Ao ir mais fundo nessa filosofia, a artista comenta que composição nasceu com a ideia de afirmar que é possível uma mudança externa a partir da interna, do “olhar para dentro”.

Talvez essa forma de raciocínio seja um dos alicerces da vida de Joice. Isso porquê sua trajetória humana e artística está centralizada em ajudar o próximo. Ao longo dos anos, Joice participou de várias ongs e projetos, como o Ensina brasil, Despertar e Fundação Educacional e Cultura de São Sebastião.

Musicalmente, Joice traz em todas as linhas de “Leveza” algo que nos remete ao universo da música mineira e do mundo mágico das brasilidades. Interessante também pontuar que o ritmo Boi do Maranhã e Boi do Pará são explorados por ela neste lançamento. Por fim, dá para considerar que a canção está dentro dos moldes do que se espera da música popular brasileira.

“Leveza” integra “de(vagar)”, álbum que Joice pretende lançar em breve, após alguns outros singles programados ainda para 2021.

LETRA

Os olhares sugerem mil direções

Caminhos que se cruzam em lágrima e riso

O silêncio pulsante em oração

Ao ouvir o som dessa voz cala os gritos

Entre dúvidas e certezas de estar

Em minha alma se faz lugar mais tranquilo

Entre todas as certezas que há

Vento leva pra correnteza

Vou tão leve mais forte assim

Quando me encontro te encontro em mim

E já não importará mais nada

Somente o silêncio e essa paz

FICHA TÉCNICA

Voz: Joice Terra

Viola caipira: Renato Anesi

Percussão e efeitos: Kabé Pinheiro

Contrabaixo e violão: Peter Mesquita

Captação de áudio e masterização: Luís Lopes e Castelo – Estúdio Flap

Produção musical e mixagem: Peter Mesquita

Compositores: Joice Terra e Peter Mesquita

Fotografia: Ramos Fotografia

(Crédito: Ramos Fotografia)

SOBRE A ARTISTA

Mineira radicada no litoral norte de São Paulo, Joice é cantora, compositora, pesquisadora musical e professora de música. Estudou História da Música Popular Brasileira em cursos com Ivan Vilela e na UNIS-MG, participou de inúmeras Ongs e projetos (Ensina Brasil, Despertar, Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião, Cantinhos: transformando com arte), e atuou na coordenação e como docente no projeto Musicalizando, na Universidade Federal Itajubá em Minas Gerais.

Cantando, Joice realizou apresentações em projetos como SESC Minas ao Luar, SESC Contos, Viola das Gerais e Festival América do Sul Pantanal. Também foi convidada para participar da gravação do DVD da Orquestra de Violeiros de São Lourenço.

Joice recebeu vários prêmios em diversos festivais pelo Brasil, e seu trabalho autoral foi selecionado para o maior Festival Online da América Latina (Festival Up) e para o prêmio Funarte RespirArte.

Atualmente, a artista trabalha na produção do seu primeiro disco autoral e é uma das fundadoras da Crie SeuSom, empresa de produção musical.

Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.

EnglishPortugueseSpanish