19 de abril de 2026

Fernanda Montenegro na ABL: um marco histórico

Reprodução / TV Globo.

Fernanda Montenegro é a mais recente eleita da Academia Brasileira de Letras. 

A escolha da atriz foi muito mais do que uma escolha, afinal, no imaginário comum (e até pouco comum), a Academia Brasileira de Letras é destinada aos escritores, aos artistas da literatura.  Mas a verdade é que não é.

A ABL, além de escritores, também elege pessoas notáveis como membros. Isso é visto, por exemplo, na figura do político José Sarney, que figura em uma das cadeiras da academia.

Mas e Fernanda Montenegro? O que a sua eleição representa?  Aos 92 anos, a atriz é excelência. É força. É imortal. A carioca é a encarnação de um Brasil sedento por arte.

A luz esfuziante da Fernanda deveria estar presente em toda e qualquer organização, instituto, repartição ou seita secreta. Com ela estão guardados cada metro quadrado de uma vida dedicada ao brilhantismo da dramaturgia.

A nova eleita da Academia, acima de tudo, leva a presença feminina ao órgão honorário máximo de nossa rica literatura nacional.

E no que diz respeito à Fernanda escritora? Do ponto de vista literário, ela merecia a cadeira?

E do que isso importa? Por acaso nunca lestes a literatura não dita? A literatura em movimento, em ebulição?

Por acaso nunca vistes a arte bater asas e encher os céus?

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

LITERATURA DO RAP, por Luiz Castelões

O rap é o mais importante gênero musical-literário do final do séc. XX.Assim como o post de rede social é.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

Kelline Lima: linhas sinuosas e orgânicas como arquétipos do feminino

O  coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate. Provérbios, 15:13 1. Kelline Lima.

LEIA MAIS