26 de fevereiro de 2024
Além da BR

A história de imigração do cubano Elsten Torres e sua família ilustrada na canção “Bendita Cuba”

Elsten Torres é um artista de origem cubana que teve seu talento e discografia reconhecidos pelo GRAMMY, sendo indicado duas vezes e vencedor em uma delas. Cantor e compositor, Elsten é considerado o pioneiro do movimento Latin Alternative Rock, surgido nos anos 1990 nos Estados Unidos, país onde se radicou ainda criança na condição de imigrante. É justamente este ponto que deu vida ao single “Bendita Cuba”, lançado por ele recentemente. “É uma das canções mais pessoais que escrevi em minha carreira como cantora e compositora. A música fala sobre minha história pessoal e quando minha mãe saiu de Cuba comigo e meu irmão quando éramos crianças. A música é essencialmente a história do imigrante em busca de uma vida melhor para si e sua família. No meu caso, minha mãe representa Cuba e por isso a música é uma homenagem a ela e pela coragem que ela teve de sonhar com um futuro melhor para nós.”, explicou Elsten à Arte Brasileira.

Este mensagem chega ao mundo por meio de uma sonoridade tipicamente cubana. “A melodia foi escrita por mim em colaboração com o produtor e vencedor do Latin GRAMMY Rodolfo Castillo. A canção foi criada musicalmente com os sons tradicionais do Son cubano, gênero reconhecido mundialmente como o estilo mais popular da música cubana. O décimo terceiro virtuose cubano Rene Avich dá o toque especial que ‘Bendita Cuba’ leva para soar como um clássico instantâneo. ‘Bendita Cuba’ foi altamente inspirada no “Buena Vista Social Club” e no grande lendário artista cubano Beny Moré. Na música, mencionamos influências musicais como The Beatles, Paul Simon e o próprio Beny Moré.”

“Bendita Cuba” é mais uma página na vida musical de Torres. O artista, que tem sua discografia digital iniciada em 2015, conta com diversos lançamentos. Acreditamos que “Bendita Cuba” seja um caminho para você, que ainda não o conhece, iniciar sua trajetória no universo artístico deste artista brilhante.

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.