O Pjos é definido como um projeto de dreampop sediado na Polônia, mas especificamente em Gdańsk. A discografia dos caras se iniciou em 2023 com o EP “Shoe In (Slow & Fast)”, e prosseguiu neste 2024 com o single “Atlas”, que é o nosso assunto neste post.
A estética deste single, que tem o instrumental priorizado, leva o ouvinte à um mundo de sonhos e de futurismo, com referências em bandas como Slowdive e Mogwai. “Suas melodias nostálgicas, guitarras rodopiantes e gancho de sintetizador cativante transportam o ouvinte para um mundo que parece familiar e de outro mundo.”, contaram os integrantes no comunicado de imprensa do lançamento.
A mensagem de “Atlas” é pesada, abstrata e profunda, mas também, de certa forma, educacional. “A letra aborda traumas da infância, explorando como eu usava livros de atlas como fuga de um ambiente doméstico violento, desenvolvendo, por fim, uma paixão pela astronomia. Esse tema é espelhado no Atlas da mitologia grega, que carrega o peso de seus fardos ao longo da vida. Frases como ‘Quantas lágrimas e estrelas devem cair para curar meu coração?’ evocam a profundidade emocional da música. Os diálogos do astronauta sobre as cordas etéreas no final da música simbolizam minha jornada rumo à resolução e à esperança.”
Enfim, esta é uma recomendação afiada para quem prefere coisas não pré-estabelecidas pelo o que exige o mercado. “Atlas” é realmente um abraço a criatividade artística. Confira!
Letra de “Atlas”
Folhas espalhadas
Estou segurando o céu, ele está longe
Buscando peças que possam salvar meu mundo do mal
Seguindo os anos
Carregando o peso de mãos pesadas
Quantas lágrimas e estrelas devem cair para curar meu coração?
Traduzido com o DeepL