19 de abril de 2025

“La Jardinera”, sucesso latino-americano, ganha nova versão de Marcela Arroyo e Georgina Hassan

“La Jardinera” é uma preciosidade do cancioneiro popular latino-americano, composição da cantora e compositora chilena Violeta Parra e lançada por ela nos anos 1950. Agora, décadas depois, duas argentinas, Marcela Arroyo e Georgina Hassan, a regravam com maestria, sob produção musical de Pablo Allende.

As duas fazem um dueto bem conectado para recantar uma letra de mensagem lindíssima. “Essa música é sobre uma jardineira que cuida das plantas em seu jardim, esquecendo e aliviando a tristeza do amor. As flores em seu jardim são suas enfermeiras. Acalmam as tristezas do amor para continuar a vida com alegria e com um coração calmo e sereno. Sabendo que a natureza é uma grande aliada nesse processo de esquecimento de um grande amor.”, escreveu Marcela Arroyo sobre sua percepção de “La Jardinera”.

Para escrever este conteúdo, conversamos com Marcela Arroyo, cantora e compositora argentina radicada na Suíça, que vive na Europa há 20 anos. Ela nos conta mais: “Lancei quatro álbuns, o último se chama De par en Par, com minhas próprias músicas e algumas joias emprestadas do cancioneiro popular argentino. Em minhas músicas, gosto de falar sobre a vida em si, sobre as maravilhas que encontramos em nosso dia a dia, concentrando-me nos menores detalhes, que são os que tornam nossas vidas maiores. Gosto de combinar elementos do folclore sul-americano e do tango nuevo com o jazz de uma maneira muito pessoal. Tive a sorte de meu último álbum ter sido coproduzido pela rádio nacional suíça e pela gravadora alemã Double Moon Records.”

Escute “La Jardinera” e conte-nos, caros leitores, o que acharam desta versão.

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

SP/RJ: Bloco dos Dubladores se manifesta contra o uso indiscriminado da inteligência artificial no enredo

O carnaval deste 2024 nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo também questiona o uso indiscriminado das Inteligências Artificiais.

LEIA MAIS

Bersote é filosoficamente complexo e musicalmente indefinido em “Na Curva a Me Esperar”

A existência é pauta carimbada na música brasileira, como apontamos nesta reportagem de Jean Fronho (“Tom Zé já dizia: todo.

LEIA MAIS

A luta da mulher e a importância de obras que contribui nessa jornada

Não tem uma receita básica, não nascemos prontas. Aprendemos com a vida. Diariamente temos que lutar para se afirmar. Porque.

LEIA MAIS