9 de setembro de 2024
Além da BR

O flamenco novo e tradicional é reverenciado na “Luna de Huelva” de Míriam Cantero [ENTREVISTA]

Artista: Míriam Cantero

Música: Luna de Huelva

Compositor: Rodrigo Fernández Pegado

Produção musical: Rodrigo Fernández

Data de lançamento: 2023

Qual é essa música, em resumo? “Luna de Huelva” é uma canção de Fandangos de Huelva com um ar fresco. Uma ode ao berço deste estilo flamenco.

Qual foi sua inspiração para escrever essa música? A lua é um elemento muito poético que simboliza a feminilidade e que também acompanha especialmente os artistas flamencos, já que normalmente a nossa atividade artística costuma ocorrer principalmente à noite. Pareceu-me muito bonito unir esta simbologia com a terra original deste estilo flamenco, os Fandangos de Huelva. Incluímos três letras populares de três variantes deste estilo e o restante das letras são de nossa própria composição.

É possível definir musicalidade e sonoridade? “Luna de Huelva” é uma produção musical baseada no flamenco mais atual, fundindo o canto mais tradicional dos Fandangos de Huelva com sintetizadores, arpejadores e sons mais digitais. Um sinal de que pureza e digital podem andar de mãos dadas.

Existe alguma história ou curiosidade sobre este lançamento? Esta produção começou a ser concebida durante os meses de verão, época em que todos os anos eu e a minha família gostamos de desfrutar de alguns dias nas praias de Huelva, algo que se tornou uma tradição familiar desde criança. Talvez tenha sido a sua lua refletida no mar que inspirou o produtor Rodrigo Fernández e a mim a criar este trabalho.

Qual é a relação entre esta canção e a música e cultura espanhola? A música que identifica Espanha em todo o mundo é, sem dúvida, o Flamenco, uma das músicas mais ricas que existem. A relação é evidente, já que “Luna de Huelva” é um exemplo de novo flamenco que preserva a essência.

Letra (Google Tradutor)

A lua chorava sozinha
num mar de estrelas
e não era um mar qualquer,
era a baía de Huelva.
Ah, não chore, luna, luna.

Passar uma noite sem lua,
que triste será no mar,
passar uma noite sem lua,
mas é mais triste viver
sem esperança
de lembrar de você.

Que voa na vassoura,
você é um pássaro novo,
que voa na vassoura.
Você me pegou com Lily
no primeiro vôo
como um pássaro novo.

Oh, oh, oh, oh,
quem diz oh, oh,
é um sinal de que foi ferido.
Digo também ah, ah,
coração triste meu,
como você me maltrata.

Chorando num mar de estrelas
a lua lunar chora.
Não chore, não chore querido,
porque você é a rainha do céu.
Lágrimas de prata fina
que brilham com a sua luz no mar.

Chorando, a lua chora,
Luna de Huelva.

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.