21 de março de 2025

Playlist “Além da BR” #103 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 103ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

HJ Soul “Friday Evening”[MINI ENTREVISTA]

– Qual é essa música, em resumo? Minha música favorita que criei do meu EP é ‘Friday Evening’, pois é uma música que deixa você no clima. É uma música que eu estava pensando em escrever quando você tem aquela sensação de ir para a cidade e é sexta-feira à noite, e você está saindo para conhecer aquela pessoa especial, e ao longo do caminho você também gostaria de ouvir uma música enquanto chegava lá, e sim, essa é a música! É bom ter uma visão ao escrever uma música para invocar esse tipo de emoções.

– O que suas letras nos dizem e qual é a mensagem delas? Esta música e o EP ‘Illusions’ investigam as complexidades dos relacionamentos, destacando como as expectativas tácitas podem complicar as coisas. Nas letras das músicas, HJ Soul retrata sutilmente os desejos e expectativas subconscientes que existem nos relacionamentos, muitas vezes chamados de “ilusões” devido à sua natureza não realizada. Além do amor romântico, HJ Soul também explora uma interpretação mais ampla do amor, falando sobre a importância de ajudar os indivíduos a realizarem todo o seu potencial na vida, livres de restrições sociais. Com algo para cada tipo de relacionamento ou apenas apreciada por seu talento artístico, ‘Friday Evening‘ do EP ‘Illusions’ certamente não é uma música a ser perdida.

– Qual foi sua fonte de inspiração para escrever essa música? Existe alguma história ou curiosidade sobre esse lançamento? Sempre há obstáculos ao longo do caminho para atingir os objetivos que você estabeleceu em sua vida, e para chegar ao auge seria necessário esforço constante e, esperançosamente, um pouco de sorte ao longo do caminho com aquilo que pode ser alcançado com o esforço que é colocar. Você poderia então se encontrar em lugares que você pensava que só existiam em sonhos. Sempre pensei que você quase teria que ‘sonhar’ ou ‘criar a visão’ em sua mente primeiro, e se ela estiver lá, é como se você já a tivesse manifestado subconscientemente, e é como se sua mente subconsciente quase soubesse que é atingível, e então é só seguir esse caminho para completar a jornada e atingir o objetivo. Isso pode ser qualquer coisa e, portanto, esta música em particular, ‘Friday Evening’, fala sobre a manifestação de um relacionamento específico em sua vida que foi fantasiado pelo indivíduo, embora possa ser para qualquer coisa específica que você gostaria de alcançar na vida. ‘Friday Evening’ é uma música que fala sobre um relacionamento que tem potencial de se manifestar, e essa ideia de manifestação fez parte da ideia do EP, onde sempre pensei que se outra pessoa fosse capaz de fazer algo incrível na vida e alcançar um objetivo que parecia incrivelmente difícil, por que então preciso pensar que é ‘impossível’, já que eles obviamente não pensavam isso. É esta mentalidade que pode ajudar a separá-lo das ‘ilusões’ (Nome do EP) de quaisquer pensamentos ou limites limitantes e, em vez disso, aproximá-lo do cumprimento dos seus objetivos, permitindo-lhe seguir o caminho de alinhamento da sua alma.

Respostas HJ Soul

Rocky Dawuni“Shade Tree” – (Nigéria) – [MINI ENTREVISTA]

– Resumindo, que música é essa? “Shade Tree” é uma canção que invoca a nossa ligação com a natureza e uns com os outros sob a bandeira da nossa humanidade partilhada e apela à unidade humana através do reconhecimento mútuo e da compreensão da nossa diversidade cultural. É uma música que canaliza uma mistura dinâmica das minhas influências musicais pessoais.

– Qual é a sua mensagem para o mundo? É uma canção que apela à empatia global e a uma nova consciência que transcende o nosso atual estado de divisões e conflitos sectários. É um canto de esperança e de cura que reconhece a todos nós como filhos do Altíssimo, com direito à liberdade de expressão e a um lugar à mesa dos assuntos humanos. Uma música com o objetivo de unificar todas as pessoas.

– E sobre o som, o que você fez? A canção emprega uma fusão da diversidade de sons da Diáspora para criar um ritmo global que atrai influências do Reggae ao Hip Hop e à música Soul para expressar a sua mensagem. É uma mensagem de diversidade que requer um veículo de disseminação sonoramente diverso. A mixagem do Qmilion também usa uma abordagem que acentuou esses elementos e adicionou elementos de música dub para tornar toda a experiência orgânica.

– Como o vídeo ajuda na compreensão da música? O vídeo de “Shade Tree” foi filmado em Salvador, Bahia, que é a capital africana do Brasil e historicamente tem servido como local de convergência da cultura afrodescendente fora da África. É uma “Árvore de Sombra” cultural que conecta a história do povo negro. O vídeo teve como objetivo contar esta história visual e também destacar a diversidade como pano de fundo para contar uma história global de inclusão através da diversidade.

– Qual é a relação entre esta música e a cultura ganesa? A canção capta a visão do mundo de um observador ganense como eu, que está a fazer uma declaração cultural universal. Está enraizado em nossa cultura honrar todas as pessoas e tratar uns aos outros com dignidade e respeito, que é o objetivo fundamental da mensagem da música. Ecoa a necessidade de amor mútuo ao abordarmos o nosso mundo dividido.

Respostas Rocky Dawuni

Laaza – “Palomita” – (Espanha) – [MINI ENTREVISTA]

– Em resumo, o que é essa música? Palomita é o primeiro single do meu álbum de estreia (maio de 2024); neste eu canto sobre amor não correspondido. É uma premonição da dor que está por vir e que será tratada em partes em cada uma das músicas do álbum. Palomita narra da forma mais pessoal a transição entre a liberdade de se apaixonar e a queda rumo ao desgosto. Queria manter a instrumentação o mais simples e clássico possível para colocar o foco na mensagem e na expressão vocal.

– Qual é a sua mensagem para o mundo? Gostaria de transmitir com a minha música a beleza de sentir abertamente, de mostrar que nos momentos mais difíceis, naquelas emoções tristes que muitas vezes parecem irritantes e desagradáveis, existe uma beleza imensa que nos atravessa universalmente, não importa de onde viemos. Sentir tristeza, dor e alegria nos torna humanos e tudo que nos torna capazes de viver nossos sentimentos, na minha opinião, será algo muito importante.

– Musicalmente, o que você diz nessa música? Minha voz, uma harmonia ampla e bela acompanhada por uma estrutura familiar, um quarteto de cordas e um violão que marca o tique-taque de um relógio, uma metáfora musical que faz a contagem regressiva até o momento da morte da “pombinha”.

Respostas Laaza

Howard Gripp – “When I Pray” – (Estados Unidos)

https://open.spotify.com/intl-pt/track/1vDPZ8H3aJvD3d66fO65II?si=e1c306d449464d66

Esta nova canção de louvor do cantor e compositor norte-americano Howard Gripp é para fortalecer a alma e, com isso, nos colocar fortes diante das tempestades da vida. A música é inspirada na luta de um pai com um o vício de um filho, mas também reflete o reencontro de Howard com a fé, após passar por certas dificuldades. “Esta canção retrata uma confiança direta nas diretrizes de Deus, independentemente dos caminhos inesperados na vida.”_ contou ele à imprensa.

Confira!

Çaresaz – “Gecenin Sesi” – (Turquia) – [MINI ENTREVISTA]

– O que é esta música, em resumo? Escrevi essa música enquanto observava pela janela a vista da cidade durante o período de pandemia que assolou o mundo.

– Qual foi sua fonte de inspiração para escrever esta música? As letras estão em turco, mas seu significado geral é “Ouça a voz da noite, ouça o que ela diz. Acho que o vento está sussurrando alguma coisa.” e há outra comparação por causa do período de pandemia “Os carros passando como o som das ondas na praia”.

– Qual sua mensagem ao mundo? Essa música, produto do período pandêmico, contém muitos sonhos. Queremos que quem ouve esta música ao redor do mundo tenha curiosidade, traduza a letra para a sua própria língua e a compreenda, e que todos sonhem os seus próprios sonhos e ouçam esta música emocionante.

– É possível definir a musicalidade e sonoridade? Como pode ser entendido pela letra e melodia, é uma música emocionante, alegre, tranquila e romântica. Utilizamos alguns instrumentos turcos (Clarinete Turco, Ud e Kanun), Contrabaixo, Guitarra em percussão com voz.

Respostas Çaresaz

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

“Fiz da arte um motivo para viver” – por Pedro Antônio

Quadro “Cinco Girassóis” de Pedro Antônio   Meu nome é Pedro Antônio, tenho 23 anos, e hoje eu posso afirmar que.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #7 – “Muito Mais” da The Apartment Cats e a “Existência” de Nino

1º Convidado Com um álbum, um EP e vários singles nas plataformas digitais, a banda paulistana The Apartment Cats surgiu.

LEIA MAIS

A conexão musical entre Portugal e Brasil, contada pela siberiana Svetlana Bakushina

Artigo escrito por Svetlana Bakushina com exclusividade para Arte BrasileiraPortugal, agosto de 2024 Nasci e cresci na Sibéria, onde a.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #12 – O rock nacional em destaque; Banda Berilo e Kiko Prata

No dia 15 de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os integrantes da banda mineira Berilo e.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS