23 de junho de 2024
Além da BR

Playlist “Além da BR” #118 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 118ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

Trópico“Infinito Abuela” – (Alemanha) – [MINI ENTREVISTA]

Em termos gerais, que música é essa? A música é um bambuco, gênero dos Andes colombianos, que respeita a percussão da bateria, as guitarras e o baixo do gênero original. O resto são as melodias da voz e os sons eletrônicos dos sintetizadores e batidas, que dão um novo ar à música. É uma fusão entre tradição e eletrônica que resulta nesta música.

Como e por que essa música surgiu? A música surgiu como uma homenagem à minha avó, que faleceu muito antes de compô-la. Minha avó era camponesa, e isso não só reflito no gênero que escolhi para a música, mas também na letra, que fala de uma mulher que sempre cozinhou para muita gente, que fumava o dia todo, que respondia com pedidos populares. sabedoria para cada situação. Eu queria capturar tudo isso na composição. No final há um solo de clarinete, que é uma licença de liberdade para toda a música, mais como uma festa do que como uma tragédia, depois que ela partiu.

Como você descreve musicalmente esse lançamento? O lançamento desse single foi em janeiro, após lançarmos em dezembro nosso vídeo e faixa Olelé – que é uma música de festa, de boas-vindas ao Natal. Vovó é início de ano no inverno alemão, que é onde moro. É um tema para refletir, para sentar e ouvir, não para dançar, na minha opinião.

O que a capa representa? Ao procurar a capa, não encontrei uma foto da minha avó com a qualidade que eu precisava. Mas tenho muitas fotos da minha mãe. Aquela foto que ficou para capa é da minha mãe, em sua casa de campo, brincando com meu filho, ou seja, seu neto. É o testemunho de três gerações. Minha mãe é a nova avó da família. É por isso que ela ficou. A foto passou por um processo de aquarela, para parecer um desenho, mas as formas eram igualmente reconhecíveis, assim como o bambu se funde com a música eletrônica.

Há alguma história ou fato interessante sobre esse lançamento que você gostaria de destacar? A base musical da canção (harmonia e melodia) tem mais de dez anos e há gravações da música em formato acústico, apenas com eletrônica e com três cantores diferentes. Trópico infinito existe há dois anos e essa é a primeira música que trabalhamos, e são cerca de quinze versões da música.

Respostas Trópico

LORENZO BUHNE“A Cradle Song” – (Nova Zelândia) – [MINI ENTREVISTA]

O que é essa música? Uma música para todos os cuidadores de crianças do mundo.

O que você canta nos versos? Essa música é sobre alimentar seu filho ou filhos com amor e imagens de bem-estar.
Dar-lhes segurança e proteção enquanto dormem.

Qual é a sua mensagem para o mundo? Ame “todas” as crianças incondicionalmente, e o mundo será melhor

Em que situação e por que essa música surgiu? Ganhei de presente um livro de poesias de William Blake (1757 – 1827) e me apaixonei pelas
pelas ideias e palavras. Isso me inspirou a compor músicas para vários desses poemas.

Há algo nesse lançamento que você queira destacar? O amor, a paciência e a compaixão.

Respostas LORENZO BUHNE

Kellie Loder “When We Kiss” – (Canadá) – [MINI ENTREVISTA]

Que música é essa, resumindo? A noite mais romântica da minha vida. Eu me encontrei em Signal Hill com alguém que acabei de conhecer naquela noite, olhando as luzes da cidade, os olhos dela, e tendo o melhor. Beijo. Sempre. (também conhecido como vários beijos). Escrevi no dia seguinte ao ocorrido.

Indo mais fundo, o que diz a letra? Honestamente, é apenas uma música sobre estar tão apaixonado por alguém que o mundo parece desaparecer quando você a beija, daí “When We Kiss”.

Em que situação nasceu esta música e como foi esse momento? Pode ter sido a música mais fácil que já escrevi. Eu a escrevi na mesa da minha cozinha em St. John’s no início de setembro de 2017. Tenho tocado ela em shows ao vivo pelo que parece uma eternidade e agora ela finalmente estará disponível em um álbum. O que realmente se destaca na produção para mim é o vocal. Aqui está uma história! Durante a gravação com Cory Tetford (produtor principal), estávamos gravando um scratch vocal (vocal guia) para ajudar no processo e posteriormente gravaríamos os vocais finais no final assim que a instrumentação estivesse construída. Portanto, eu realmente não me importei com o som do vocal guia. Lembro-me de sentar, me curvar e me inclinar para o microfone (o microfone nem estava na altura da minha boca) para gravar o vocal guia. Eu não estava cantando baixinho e mal fazendo esforço porque não precisava. Não era algo que iríamos manter de qualquer maneira. Acontece que, depois de ouvir o vocal guia com a música que construímos, a entrega vocal sem esforço era exatamente o que essa música precisava. Portanto, mantivemos o vocal sem esforço como vocal final. Foi um acidente muito feliz e engraçado, pois ainda posso me ver curvado no microfone, quase sussurrando.

Há algo neste lançamento que você queira destacar? Muitas das músicas que escrevo vêm de um lugar caótico, mas geralmente com a opção de calma. Nunca fui do tipo que conduzia meus ouvintes por um caminho de “esta é a minha vida agora e é por isso que é difícil” sem lhes dar um lampejo de alívio. Gosto de criar caminhos fora da estrada difícil que possam levar a um lugar mais leve. Chame-me de otimista, eu acho. Essa música, entretanto, é toda arco-íris e borboletas, o que raramente acontece comigo e com minha escrita, mas realmente gosto de estar naquele lugar.

Respostas Kellie Loder

Flora Cash“Baby I Love You” – (Suécia) – [MINI ENTREVISTA]

Que música é essa, resumindo? Ultimamente, nos encontramos inesperadamente atraídos por uma abordagem metamoderna em nossas composições. Parece ser uma progressão natural do nosso pensamento. Através dessa lente, Baby I Love You explora um conceito de amor que não precisa de razões ou explicações. Dos mínimos aos máximos, simplesmente é. É confuso e confuso. E às vezes não fazer sentido faz mais sentido.

O que você canta nos versos? Essas letras refletem nossa devoção inabalável e crença em nosso amor, apesar das dificuldades que enfrentamos. Expressam a vontade de continuar a jornada juntos e a forte crença de que o amor nem sempre exige um motivo ou justificativa específica.

Musicalmente, como você descreve isso? Nesta faixa estamos misturando diferentes estilos de uma forma que pareça adequada à mensagem que estamos transmitindo. A performance do pedal steel de Dakota Holden adiciona um sabor country único, mas a música não se enquadra em um único gênero. É diferente de muito do que fizemos nos últimos anos, com uma sensação mais brilhante e otimista que foi uma surpresa até para nós.

Há algo neste lançamento que você deseja destacar? Principalmente, esperamos que seus leitores gostem da faixa. Obrigado novamente por nos receber aqui.

Respostas Flora Cash

Bella Brown & The Jealous Lovers – “Living Proof” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

Em linhas gerais, que música é essa? “Living Proof” é nosso mais novo single. É um single digital lançado em 12 de janeiro e é um precursor de nosso LP completo intitulado “Soul Clap”, que será lançado em vinil de 12′, CD e digitalmente em 2 de fevereiro pela LRK Records (Reino Unido).

O que inspirou a criação desta música e como foi esse processo? Na verdade a inspiração foi apenas criar algo que fosse positivo e divertido. Algumas das outras músicas do LP “Soul Clap” mergulham em questões mais pesadas. Historicamente, a música tem sido um excelente meio para o fazer, e é importante que a tradição continue, mas por vezes a vida deve apenas ser celebrada. “Living Proof” pretendia ser apenas uma expressão alegre de vida e individualidade.

O processo não foi excessivamente difícil, nem qualquer conceitualismo arrojado. Nós apenas encontramos um ritmo e escrevemos o que sentimos, ou realmente encontramos. Compor é assim. Claro que você está criando algo, mas o processo parece mais uma descoberta. Como se você estivesse encontrando músicas que já estão por aí.

O que você acredita ter trazido de novo musicalmente? Somos uma banda retrô de soul/funk. O que significa que estamos propositalmente fazendo música que pretende evocar sonoramente outra era. Especificamente soul e funk das décadas de 1960 e 70. Dito isto, não somos os mais puros e estamos fazendo isso da nossa própria perspectiva. Quando você pensa sobre isso, a perspectiva é uma das qualidades mais únicas que os seres humanos possuem. Só precisa ser expresso honestamente, e se um músico está fazendo isso, acho que ele pode ressoar. Coisas que ressoam sempre parecem novas e atemporais. Agora, estamos realmente conseguindo fazer isso? Isso cabe aos ouvintes decidir.

Qual é a conexão entre esta música e a cultura e música norte-americana? Esta é fácil! Como mencionei anteriormente, ” Bella Brown & The Jealous Lovers” é uma banda retrô de soul/funk. Portanto, “Living Proof” está muito alinhado com essa estética. É uma mistura de elementos de funk, soul e dança dos anos 70. Esses gêneros musicais são sinônimos da cultura norte-americana.

Eu cresci em Chicago, e o resto da banda também vem de cidades dos Estados Unidos. Enquanto todos nós vivemos e criamos em Los Angeles agora, todos nós crescemos nesta cultura e com esta música. Nossa conexão com isso é que somos essa cultura.

Respostas de Bella Brown

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Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.