25 de março de 2025

Playlist “Além da BR” #139 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 139ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

John Gogo – “Larry’s Grandad” – (Canadá) – [MINI ENTREVISTA]

Se você tivesse que apresentar rapidamente essa música para alguém, o que você diria? ‘Larry’s Grandad’ é uma história de amor antiquada, mas também é uma música dedicada à perseverança, força e devoção.

Qual é a ideia por trás da letra, o que diz a música? A música diz que devemos sempre tentar ter fé em nós mesmos, principalmente enquanto enfrentamos nossos desafios.

Como surgiu essa música, o que a inspirou? Adoro escrever músicas que sejam sobre pessoas reais e eventos reais. Neste caso, um cara chamado Larry me contou sobre a vida de seu avô e eu gosto do desafio de recontar uma história em 3-4 minutos e fazê-la rimar.

O que representa a capa do single? Para este meu primeiro single, a capa representa sinceramente o artista que escreveu e cantou a música, como forma de me apresentar. A foto também está ligada ao novo álbum que está por vir.

John Gogo

creo.ninja – “Празднуй жизнь” – (Bielorrússia) – [MINI ENTREVISTA]

O que a letra da música diz e qual sua mensagem? Essa música sobre celebração da vida, diversão e abertura para esse estado de espírito.

Como e por que surgiu esta canção? Essa música começou com uma improvisação de guitarra em uma afinação incomum e soou como uma “felicidade”, a letra veio depois de  quase  meio ano e outros arranjos.

Qual a simbologia da capa do single? Foto do álbum sobre muitas coisas, desde “X” (interessante escanear você mesmo) até o festival Holi na Índia.

O que esta música diz sobre seu pais, a Bielorrússia? Essa música não é sobre country, sobre celebração da vida em geral, em qualquer país, é sobre “abertura à alegria”.

Respostas creo.ninja

Queens County Roots – “Promise & Hope” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

Se você tivesse que apresentar rapidamente essa música para alguém, o que você diria?Promise & Hope” é um olhar melancólico sobre como superamos a decepção, com uma sensação de rock clássico e comovente. A música apresenta vocais e harmonias de trompas particularmente bonitos. Pense que a Allman Brothers Band conhece Sam Cooke!

Qual é a ideia por trás da letra, o que a música diz? Você pode se preocupar profundamente com alguém, mas emocionalmente pode acabar crescendo mais quando as coisas desmoronam do que no relacionamento em si.

Como surgiu essa música, o que a inspirou? Muitas vezes me pergunto se as pessoas ficariam surpresas ao descobrir quantas músicas foram escritas por músicos sobre outros músicos. Certa vez, trabalhei com alguém que era tão promissor e em quem havia investido tantas esperanças, apenas para ver tudo virar fumaça. Essa música foi minha maneira de processar isso.

O que a arte da capa representa? A fotografia do avião lá em cima desperta sempre em mim uma dupla emoção, que queria partilhar com o nosso público: a banalidade monótona de ter os pés sempre colados ao chão aliada à esperança e ao espanto de deixar o terrestre para trás e alçar voo. ..algum dia.

Respostas de Marlon Hurt, o compositor de “Promise & Hope”

Sam Feinstein“Need Me” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

Se você tivesse que apresentar rapidamente essa música para alguém, o que você diria? Need Me é uma balada de synth-rock taciturna que alterna entre sons inspirados em Pink Floyd, Weezer e Frank Ocean.

Qual a ideia da letra? O que a música diz? De onde veio? De onde você tirou inspiração para isso? Need Me é escrito a partir da perspectiva de um vício que implora ao viciado que afirme seu amor, ao mesmo tempo que revela a natureza abusiva de seu relacionamento. Fui fortemente inspirado por “Between the Bars”, de Elliot Smith, onde ele canta a música da perspectiva de uma garrafa cantando para um alcoólatra.

Musicalmente, como você descreveria? Embora o refrão se apresente como um hino, no geral esta é uma faixa bastante sombria que pede ao ouvinte que faça uma introspecção e se coloque no lugar do tema da música e tenha empatia com as pessoas que vivenciam esses sentimentos intensos, apesar de compreender a manipulação química por trás deles.

Respostas Sam Feinstein

CaptainSpaceTime“A Song For You” (Leon Russell Cover) – [MINI ENTREVISTA]

O que é esta música para você? Bem, depois de anos e décadas tocando e amando muitas músicas, incluindo Jazz Standards, essa música chamada “A Song for You” se destaca para mim como um dos grandes padrões da música deste século em termos de música pop. Não é exagero quando digo isso. Foi tocada por milhares de pessoas e a música tem vários prêmios Grammy, por grandes nomes que vão de Ray Charles, Christina Algeria, Herbie Hancock, Leon Russell, Amy Winehouse, é uma lista interminável, Donny Hathaway, Leon Russell. Somente no Spotify, a música acumulou 60 milhões de streams.

Por que resolveu gravá-la? Não por mim, é claro, sou novo em toda essa aventura. Mas, em uma nota pessoal, é a canção de amor em que sempre penso quando ouço as palavras: “Eu te amo em um lugar onde não há espaço ou tempo, eu te amo pela minha vida, você é um amigo meu.

O que sua versão traz de diferente e novidade? O mais singular é que foi gravado como um dueto íntimo comigo no piano e com um cantor premiado com o Grammy. Também algo muito diferente é que é sempre tocado em compasso 4/4, mas este tocamos no andamento de uma valsa, como em  3/4 ou 6/8.

Respostas CaptainSpaceTime

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

É tempo de celebrar o folclore brasileiro (Luiz Neves Castro)

FOLCLORE BRASILEIRO – Em agosto, comemoramos o Mês do Folclore no Brasil com a passagem do Dia do Folclore em.

LEIA MAIS

CONTO: O Grande Herdeiro e o Confuso Caminhoneiro (Gil Silva Freires)

Gregório era o único herdeiro de um tio milionário, seu único parente. Não tinha irmãos, perdera os pais muito cedo.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

Vá e Veja ou Mate Hitler

Falas do filme: Homem #1: “Você é um otimista desesperado.” Homem #2: “Ele deveria ser curado disso.” Eu particularmente considero.

LEIA MAIS

Historiadora lança minicurso gratuito sobre a história da arte, com vídeos curtos e descomplicados

(Divulgação) Aline Pascholati é artista visual e historiadora da arte diplomada pela Sorbonne (Paris, França) e trabalha há mais de.

LEIA MAIS

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã   Vejo o Cristo da janela   O sol já apagou sua luz   E o povo lá.

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

Uma aula sobre samba paulista com Anderson Soares

Patrimônio cultural imaterial do nosso país, o samba foi descrito e explicado por incontáveis fontes, como estudantes do tema, jornalistas,.

LEIA MAIS