Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.
Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 148ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.
Micha Volders & Miet Warlop – “GO যাও” – (Bélgica) – [MINI ENTREVISTA]
– Qual é a ideia por trás da letra, o que a música diz? A letra é uma sequência de stop words em bengali que pode ser interpretada. A música foi criada para uma apresentação em que os dançarinos moldavam centenas de palavras em placas de gesso e as distribuíam para o público, espalhando as palavras e, às vezes, formando slogans inesperados ou frases absurdas.
– Como surgiu essa música, o que a inspirou? A música foi criada com base na música principal da performance “chant for hope” (canto pela esperança) que Miet Warlop e Micha Volders apresentaram com 8 artistas bengalis na Dhaka Art Summit em Dhaka, Bangladesh, em 2023. O ritmo e a bateria foram inspirados pelo movimento circular e pela natureza repetitiva da apresentação, a ideia era introduzir um ritmo contínuo que pudesse durar para sempre.
– Qual é o simbolismo da capa do álbum? A capa do álbum é uma das palavras moldadas em gesso: “ICCHĀ”, que significa desejo em bengali.
– O que essa música diz sobre seu país, a Bélgica? A música é uma colaboração entre a Bélgica e Bangladesh. A Bélgica é um país pequeno e bizarro com uma rica história artística. Acho que a interação entre as duas culturas é muito interessante, há caos em uma cidade como Dhaka, mas ao mesmo tempo as pessoas são muito gentis e pacíficas, e a enérgica e bela língua bengali é muito musical por si só. Esses elementos misturados com uma abordagem artística peculiar para encontrar um novo som são interessantes.
– Há algum fato interessante sobre esse lançamento que você gostaria de destacar? Ensaiávamos ao ar livre e em um local público, e muitas vezes tínhamos que tocar muito alto para superar o barulho da cidade. Isso geralmente causava poluição sonora e, certa noite, os moradores locais sabotaram nosso sistema de som cortando todos os cabos!
Respostas Micha Volders & Miet Warlop
Lorenza Wildcard – “Rise & Ride” – [MINI ENTREVISTA]
– QUAL É A IDEIA POR TRÁS DA LETRA? Essa música resume a busca de nossas aspirações e a determinação de superar obstáculos. Ela emprega de forma inteligente a metáfora do surfe para transmitir a noção de que se aventurar em águas desconhecidas pode parecer intimidador, mas esse é o propósito para o qual você chegou. Abrace o desafio, aproveite a oportunidade e pegue a onda, pois esse é o seu chamado e já é hora de abraçá-lo (“…é para isso que você veio, é hora de acreditar”).
A composição em si é uma fusão cativante de pop e rock, caracterizada por batidas fortes de bateria que emulam o bater e a reverberação das ondas. As linhas de baixo profundas, acompanhadas por violinos animados e emotivos, criam uma sensação de elevação e intensidade. Além disso, os sublimes riffs de guitarra, combinados com vocais fortes e imponentes, acrescentam uma camada extra de poder a essa obra notável.
– QUAL É A SUA MENSAGEM PARA O MUNDO? Seja fiel a você mesmo. Siga seus sonhos. Levante-se e cavalgue. É para isso que você veio. É hora de você acreditar nisso.
– COMO SURGIU ESSA MÚSICA, O QUE A INSPIROU? Há algum tempo, minha vida virou de cabeça para baixo. Perdi tudo e, por um tempo, também a mim mesmo. Foi então, quando eu não tinha nada a perder, que encontrei a coragem para liberar a mim mesmo e meu verdadeiro potencial. Tomei a decisão de perseguir meus sonhos em um caminho desconhecido e me dediquei a isso de todo o coração. “Rise & Ride” é uma música que encapsula o espírito de abraçar desafios e buscar incessantemente o que você realmente deseja. Eu pretendia que ela ressoasse com qualquer pessoa que precise de um lembrete gentil para nunca desistir, independentemente dos obstáculos que enfrentam. Não importa quantas vezes você tropece ou encontre contratempos. Você tem que se levantar e surfar essa onda.
– O QUE ESSA MÚSICA DIZ SOBRE SEU PAÍS? Essa música não é específica de nenhum país. É para qualquer pessoa que se conecte com sua mensagem de alguma forma.
– HÁ ALGUMA CURIOSIDADE SOBRE ESSE LANÇAMENTO QUE VOCÊ GOSTARIA DE DESTACAR? Rise & Ride é meu sétimo single. Meus fãs sabem que eu adoro deixar ovos de páscoa… Há alguns ovos de páscoa que ligam essa música ao meu single de estreia “You & I”. Talvez você consiga identificá-los!
Respostas Lorenza Wildcard
REY DANTE – “Under The Same Moon” – (Canadá) – [MINI ENTREVISTA]
– Qual é a ideia por trás da letra, o que a música transmite? Vivemos num mundo que é muito determinado por ideologias políticas. Eu queria escrever algo que simbolizasse como todos vivemos na mesma luta. Não importa quem ou o quê, todos nós só queremos ser felizes e amados.
– Qual é a sua mensagem para o mundo? Precisamos ser unificados como espécie. Todos nós estamos fazendo o melhor que podemos e juntos podemos fazer qualquer coisa. Precisamos ser mais gentis uns com os outros e entender que a vida é linda e todos podemos ter um pedacinho dessa beleza.
– Como surgiu essa música, o que a inspirou? Um famoso astrofísico chamado Neil deGrasse Tyson disse uma vez “Imagine se alienígenas, deuses ou anjos viessem ao nosso planeta? Eles veriam como estamos divididos como espécie e olhariam para baixo e veriam as fronteiras da terra. O que eles diriam? Eu escrevi a música com base nessa ideia.
– O que o cover da música simboliza e propõe? Minha irmã fez a capa. Ela também é artista e fotógrafa. Acho que representa a ideia de caminharmos sob a mesma lua com o mundo distorcido ao nosso redor.
– Há algum fato interessante sobre esse lançamento que você gostaria de destacar? A música se escreveu sozinha. Pode parecer extravagante, mas depois que eu tive o tema, toda a música e as letras vieram até mim muito rápido. O universo está falando conosco o tempo todo, só temos que ouvir.
Respostas REY DANTE
UBU – “Static (feat. Hannah Saunders)” – (Itália) – [MINI ENTREVISTA]
– Você tem que apresentar essa música para um amigo, o que você diria? Você sabia que é minha segunda música favorita do álbum? Adoro a melodia da música e como ela combina com a letra… modéstia à parte!..
– Qual é a letra da música e qual a sua mensagem para o mundo?
(artista anexou a letra da música): “Impotente e incontrolável,
Eu posso ser um animal imundo
Eu vou sugar você, sangrar até secar, vou fazer você caber em um buraco Não haverá nenhum pensamento para você
Longe, longe, você viveu e conheceu a dor
Você encontrou o que deu certo, você me fez querer o mesmo Mas eu fui prudente no escuro, não sabia como estava com medo e me afogando em vergonha
Passei a acreditar que você poderia, passei a acreditar que você faria, passei a acreditar que você deveria
A escuridão era eu, mas agora estou em casa
Eu vi a luz e pisei na costa
O calor me colocou nos sinais de mudança E eu vivi isso até o fim
Passei a acreditar que poderia, passei a acreditar que conseguiria… Então cheguei novinho, me ajoelho em você
Não há espaço entre eles, as lacunas são verdadeiras Não há limites para o que podemos fazer, Você me colocará na verdade
Eu quero viver, mas é melhor eu continuar andando Sou eu quem deveria estar fazendo O que a escuridão faz, ela continua soprando Mantenha a chama acesa dentro de mim
Passei a acreditar que poderíamos, passei a acreditar que faríamos, passei a acreditar que deveríamos A liberdade está chamando, em queda livre A liberdade está chamando, em queda livre”
Nossa amiga Hannah expressou com grande vivacidade um estado de espírito muito opressivo, nunca perguntei a ela qual foi o evento desencadeador… a que exatamente ela estava se referindo… mas parece um desejo de se recuperar depois de uma situação ruim. soprar.
– Como e por que a música nasceu? Neste caso a música é uma colaboração entre artistas de diferentes países, como foi essa troca? Hannah é uma amiga há muito tempo… nós a conhecemos na primeira turnê pelo Reino Unido com Amycanbe, e mantivemos contato desde então… nos vimos várias vezes tanto no Reino Unido quanto na Itália… então foi pareceu uma escolha natural envolvê-la no projeto, que inclui uma voz “convidada” em cada música. O resultado satisfez-nos desde a primeira audição… tanto que gostaria de lhe confiar imediatamente outra música.
– Há alguma curiosidade sobre esse lançamento que você gostaria de destacar? Uma boa anedota, especificamente ligada a esta faixa, é que a qualidade da sua voz gravada “caseira” não era, de acordo com o nosso produtor…, qualitativamente aceitável… então Hannah, ajudada pelo seu amigo Johny, teve que re- cante a música algumas vezes… também “tentamos” melhorar a gravação dela através de alguns plugins…mas infelizmente, porém, a inteligência artificial não foi desenvolvida a ponto de deixar esse som bom o suficiente! (ou pelo menos .. não encontramos/compramos o plug-in certo)
Respostas UBU
The Skintones UK – “Many Tribes (Extended Version)” – (Reino Unido) – [MINI ENTREVISTA]
– Você tem que apresentar essa música para um amigo, o que você diria? Eu diria a eles que esta é uma música para todos, independentemente de raça, sexo ou religião.
– Qual é a letra da música e qual é a sua mensagem para o mundo? A letra basicamente diz que estamos todos conectados e melhor conectados, pois é aqui que reside o poder, então vamos nos unir à música, amar a paz e o respeito.
– Como e por que a música surgiu? Surgiu ao olhar ao meu redor e ver a diversidade e perceber como ela é ótima. Muitas pessoas, muitas tribos.
– O que a capa da música representa? A capa mostra muitas pessoas se unindo com amor e respeito.
– Há alguma curiosidade sobre esse lançamento que você gostaria de destacar? Many Tribes é uma mistura de vários gêneros, desde uma perspectiva musical, um pouco de reggae, rock e música folk, com o objetivo de alcançar muitas pessoas de Many Tribes.
Respostas de Kiera Stallard (vocais principais)