16 de março de 2025

Solo desde 1999, cubano Eliades Ochoa preprara os corações para a chegada do álbum “Guajiro”

Acostumado a ser visto como um “Johnny Cash de Cuba”, Eliades Ochoa é um artista caribenho que, em 1997, alcançou reconhecimento internacional como membro do grupo Buena Vista Social Club, quando tinha 50 anos e 18 deles à frente da banda, após vencer o Grammy e ter acumulado grandes conquistas e prestígios com a Buena Vista. Dois anos depois, o artista iniciou sua carreira solo, quando entregou ao mundo o disco “Sublime Ilusión” e, depois, apresentou mais calorosos 16 álbuns e 7 singles.

Acontece que neste 2023 o cubano irá lançar seu novo disco, previsto para maio e intitulado “Guajiro”. “É diferente dos discos que já fiz, me tirando da zona de conforto”, comenta Eliades. “Tenho tocado som cubano tradicional há muitos anos e, neste ponto da minha vida, queria fazer algo um pouco diferente – e sempre adorei colaborar e estar aberto a outros ritmos e trabalhar com artistas diferentes.”. Ele ainda conta que o álbum revela muito de sua vida e história. “É realmente a história da minha vida e cada música tem um muito significado”, enfatiza ele.

Como uma forma de acalmar os ânimos de seus fãs, Eliades lançou uma faixa deste trabalho, a canção “Se Soltó Un León”, título que traduzido ao português dá em “Um Leão Libertado”, palavras que dizem muito sobre a letra.

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

CONTO: O Operário Dedicado e O Regozijo do Aposentado (Gil Silva Freires)

Seo Leocádio era o tipo de homem totalmente estável e mantivera o mesmo emprego durante toda a vida. Se haviam.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã   Vejo o Cristo da janela   O sol já apagou sua luz   E o povo lá.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição23

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Bersote é filosoficamente complexo e musicalmente indefinido em “Na Curva a Me Esperar”

A existência é pauta carimbada na música brasileira, como apontamos nesta reportagem de Jean Fronho (“Tom Zé já dizia: todo.

LEIA MAIS

Zé Alexanddre, o antes e o depois do The Voice+

Em tempos de queda de audiências na mídia tradicional, o The Voice permanece intacto. Os participantes saem do amadorismo, conquistam.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS