27 de fevereiro de 2024
Além da BR

Valeria Matzner celebra a tradição afro-uruguaia na canção “Tamborilero”

Valeria Matzner, uma uruguaia radicada em Toronto (Canadá), é uma artista que une suas referências latino-americanas como o samba e tango ao pop, rock e jazz do norte da América. Em setembro deste ano, a nativa de Montevidéu reuniu suas habilidades para lançar seu segundo álbum solo. O primeiro single deste projeto e também faixa-título do álbum foi “Tamborilero”. Nesta canção, Valeria celebra a tradição afro-uruguaia da música Cambomde e a contribuição inestimável da diáspora africana e seus descendentes, como ela mesmo explicou em resposta à Arte brasileira.

“Tamborilero foi inspirado na minha criação no Uruguai. Todo mês de fevereiro, durante o carnaval, meus pais me levavam a uma celebração especial do ritmo e da dança afro-uruguaia chamada Candombe. Esta celebração chama-se ‘Las llamadas’ ou ‘as chamadas’ e acontecem nos bairros de Sur e Palermo em Montevidéu. As ‘comparsas’, que são grandes grupos de ‘tamborileros’ ou percussionistas e dançarinos de candombe, se apresentavam em trajes tradicionais enchendo as ruas com músicas e cores maravilhosas.”, detalhou Valeria.

Além de “Tamborilero”, o álbum tem mais oito faixas, todas tão boas quanto esta. Fica aqui nossa indicação!

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.