7 de outubro de 2026

“A primeira palavra é Bahia!” Vitrolab lança novo single, feat com Saulo Fernandes e Pedro Pondé

Mais um, Bahia!

Mais um single, mais um groove solto na pista da Vitrolab “batendo grave na testa” da Bahia pro mundo. Dessa vez com Saulo Fernandes e Pedro Pondé. Tem coisa mais linda que isso? Tem não! Corre lá. Aproveita, gente! que uma experiência sonora com sabor baiano de verdade quem proporciona é essa banda. Estão ganhando o mundo porque não dá: onde tocam, o ambiente vira ouro. Brilham os quadris e expandem os corações de quem alcançam.

A primeira palavra (Ilhavegante) é aquele som fundamental, que vai virar clássico da torcida do Bahêa antes e depois de toda partida. Com os volumes no eixo da perfeita sincronia, a música parece gritar, pela garganta de toda a nação tricolor, um manto sonoro de comemoração por um gol. Por uma vitória na grande final. E o swing de pagodão baiano trançado com a música eletrônica, o arrocha e o rap dão aos corpos o movimento vencedor que torna nossa gente tão uma só e ao mesmo tempo tão diversa.

Eu vejo as pessoas na Fonte Nova cantando essa música em coral, manifestando com a maestria do pertencimento a trilha sonora que os jogadores vão dançar comemorando um gol e que quem está em casa vai dançar junto, cantando tudo e botando som de Vitrolab na caixa. A Bahia inteira cantando a cada mais um, Bahêa, mais um!

Já posso sentir a emoção de escutar essa música no repete quando o Bahêa levar o próximo Baianão, o próximo Brasileirão, Libertadores da América. O que vem por aí?

World Music da Bahia! Logo agora que Vitrolab está prestes a realizar a Eurotour, que aprovaram em parceria com a Tabuleiro Produções no edital de Mobilidade da SECULT BA. Vai ficar tudo Odara na Europa e quando eles voltarem, vai cair um raio solar sobre as cabeças feitas pra bater cabeça e ir chamar todo mundo pra ir ao show “Vitrolab canta Caetano”, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, dia 17 de setembro de 2024, em Salvador/BA.

Das entranhas soteropolitanas vivas e pulsantes, eles nos afirmam através de um beat muito envolvente, empolgante, emblemático e gostoso:

“A primeira palavra é: BAHIA!

Primeiro acontece: Bahêa!”

É a Bahia:

 “A primeira cidade da ilha”.

“Ilhavegante dos Filhos de Gandi”

“Os olhos da nação”

É o Bahêa:

“A voz do campeão, onda de multidão, batuque coração, ninguém nos vence em vibração”

“Filhos de 2 de julho, sempre em linha de frente. Água de fonte nova.

“Tá na cor, tá no sangue: o mantra é tricolor.”

Play no spotify!

Sobre a autora: Fernanda Lucena é produtora da Tabuleiro Produções e colunista da coluna Arrepios, da Revista Arte Brasileira. Está produzindo e assessorando o XIII Festival Internacional de Percussão 2 de Julho, que acontece entre os dias 22 e 27 de julho em Salvador/BA, no SESC Pelourinho.

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

A nossa relação com os livros 

Como diz um autor anônimo, “a leitura nos traz amigos desconhecidos”, e de alguma forma inesperada constrói essa relação “leitor.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

Novo pop rock de Jan Thomassen se esbarra na “crise dos 40” 

“Envelhecer consciente de que não há caminho de volta”. É este um dos pensamentos do novo single do cantor e.

LEIA MAIS

Curso Completo de História da Arte

Se você está pesquisando por algum curso sobre história da arte, chegou no lugar certo! Aqui nós te apresentaremos o.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS