13 de janeiro de 2026

“A primeira palavra é Bahia!” Vitrolab lança novo single, feat com Saulo Fernandes e Pedro Pondé

Mais um, Bahia!

Mais um single, mais um groove solto na pista da Vitrolab “batendo grave na testa” da Bahia pro mundo. Dessa vez com Saulo Fernandes e Pedro Pondé. Tem coisa mais linda que isso? Tem não! Corre lá. Aproveita, gente! que uma experiência sonora com sabor baiano de verdade quem proporciona é essa banda. Estão ganhando o mundo porque não dá: onde tocam, o ambiente vira ouro. Brilham os quadris e expandem os corações de quem alcançam.

A primeira palavra (Ilhavegante) é aquele som fundamental, que vai virar clássico da torcida do Bahêa antes e depois de toda partida. Com os volumes no eixo da perfeita sincronia, a música parece gritar, pela garganta de toda a nação tricolor, um manto sonoro de comemoração por um gol. Por uma vitória na grande final. E o swing de pagodão baiano trançado com a música eletrônica, o arrocha e o rap dão aos corpos o movimento vencedor que torna nossa gente tão uma só e ao mesmo tempo tão diversa.

Eu vejo as pessoas na Fonte Nova cantando essa música em coral, manifestando com a maestria do pertencimento a trilha sonora que os jogadores vão dançar comemorando um gol e que quem está em casa vai dançar junto, cantando tudo e botando som de Vitrolab na caixa. A Bahia inteira cantando a cada mais um, Bahêa, mais um!

Já posso sentir a emoção de escutar essa música no repete quando o Bahêa levar o próximo Baianão, o próximo Brasileirão, Libertadores da América. O que vem por aí?

World Music da Bahia! Logo agora que Vitrolab está prestes a realizar a Eurotour, que aprovaram em parceria com a Tabuleiro Produções no edital de Mobilidade da SECULT BA. Vai ficar tudo Odara na Europa e quando eles voltarem, vai cair um raio solar sobre as cabeças feitas pra bater cabeça e ir chamar todo mundo pra ir ao show “Vitrolab canta Caetano”, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, dia 17 de setembro de 2024, em Salvador/BA.

Das entranhas soteropolitanas vivas e pulsantes, eles nos afirmam através de um beat muito envolvente, empolgante, emblemático e gostoso:

“A primeira palavra é: BAHIA!

Primeiro acontece: Bahêa!”

É a Bahia:

 “A primeira cidade da ilha”.

“Ilhavegante dos Filhos de Gandi”

“Os olhos da nação”

É o Bahêa:

“A voz do campeão, onda de multidão, batuque coração, ninguém nos vence em vibração”

“Filhos de 2 de julho, sempre em linha de frente. Água de fonte nova.

“Tá na cor, tá no sangue: o mantra é tricolor.”

Play no spotify!

Sobre a autora: Fernanda Lucena é produtora da Tabuleiro Produções e colunista da coluna Arrepios, da Revista Arte Brasileira. Está produzindo e assessorando o XIII Festival Internacional de Percussão 2 de Julho, que acontece entre os dias 22 e 27 de julho em Salvador/BA, no SESC Pelourinho.

“Fiz da arte um motivo para viver” – por Pedro Antônio

Quadro “Cinco Girassóis” de Pedro Antônio   Meu nome é Pedro Antônio, tenho 23 anos, e hoje eu posso afirmar que.

LEIA MAIS

Música Machista Popular Brasileira?

A música, diz a lógica, é um retrato da realidade de um povo. É expressão de sentimentos de um compositor,.

LEIA MAIS

Historiadora lança minicurso gratuito sobre a história da arte, com vídeos curtos e descomplicados

(Divulgação) Aline Pascholati é artista visual e historiadora da arte diplomada pela Sorbonne (Paris, França) e trabalha há mais de.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

Novo pop rock de Jan Thomassen se esbarra na “crise dos 40” 

“Envelhecer consciente de que não há caminho de volta”. É este um dos pensamentos do novo single do cantor e.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

Alguns livros que você precisa ler antes de morrer

A morte dá alusão ao fim do mundo, o Apocalipse e até mesmo o fim da vida de uma pessoa,.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS