16 de agosto de 2026

[INDICAMOS] Filme “Se segura, malandro”, de 1978

 

O pesquisador Eduardo Cesar Soares apresenta com exclusividade na Arte Brasileira uma série de indicações sobre filmes do cinema brasileiro dos anos 1960 e 70. “A possibilidade de analisar e indicar grandes produções cinematográficas me fez rever e conhecer ainda mais filmes desse período, que atualmente é quase nula em nossa TV é também na mídia em geral”, conta Eduardo.

O período foi recheado por mudanças e grandes acontecimentos. É por isso também que o colunista acredita que “Nesse momento, houve efervescência na cultura e história no Brasil. E não poderia ser diferente no cinema. Temos grandes obras em todos os gêneros do cinema”.

 

 

SINOPSE OFICIAL

Paulo Otávio comanda do alto de um morro carioca uma rádio clandestina que noticia os golpes na cidade; e a estória desdobra pra um economista que vai morar na favela cumprir promessa, um burocrata que pira dentro de um edifício e um assaltante no calçadão; tudo isso enquanto a rádio promove concursos com prêmios absurdos.

 

Se segura malandro

(Imagem: Print da cena do filme)

 

Crítica de Eduardo Cesar Soares

O longa foi produzido após o lançamento do filme “Vai trabalhar, vagabundo!”, pelo mesmo diretor, Hugo Carvana. Com uma proposta temática ampla, agora a produção retrata situações vividas em uma cidade como no caso o Rio de Janeiro.

A história apresentada fatos que atualmente ainda continuam sendo atuais, como falsas noticias e meios de comunicação clandestinos, dessa forma o filme se desenvolve durante a programação de uma radio “pirata” carioca, e o cotidiano de casa personagem decorre durante cada transmissão da radio.

(O filme completo no Youtube)

https://www.youtube.com/watch?v=j6WvGC7EZaM

Novamente os opostos sociais cariocas são apresentados, como zona sul e morro, ou rico e pobre, tudo isso com lindas imagens da Cidade Maravilhosa, e seus principais cartões postais. 

Assim, é possível analisar como algumas notícias mesmo sendo falsas causam grande impacto na vida diária das pessoas, e nenhuma analise é feita em relação a fonte da informação prestada.

Da mesma forma que mostra a vida do brasileiro de vários aspectos, principalmente como o estresse, que mesmo nos anos 70 já fazia parte da rotina de nossa sociedade.

 

 

 

 

 

Pacífico Medeiros: ressignificando a fotografia

No fundo, a fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.                                                              Roland Barthes Pacífico.

LEIA MAIS

Pietro desce às regiões pelágicas do ser

Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um. Henriqueta Lisboa 1. Malgrado as secas periódicas e as terras nem.

LEIA MAIS

Maria do Santíssimo e o seu caleidoscópio das coisas modestas

O  tempo farejou a fábulacontaminou-a. Projetou-atalhada à sua própria imagem.                 Henriqueta Lisboa 1. Maria Antônia do Santíssimo (São Vicente, 1890-1986).

LEIA MAIS

BINGO: O REI DAS MANHÃS – Tudo o que você precisa saber!

Lançado em 2017, é o primeiro longa do diretor Daniel Rezende (montador de “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite.

LEIA MAIS

“DO MEU LADO” – Curta de 2014 dirigido por Tarcísio Lara Puiati

Eu descobre esse cura por acaso mas recomendações do YouTube. Acredito que por conta do meu interesse em curtas metragens.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

A serenata que mudou tudo: amor, surpresas e bingo

Hoje vamos contar a história de Vânia, uma professora de música que queria homenagear seu namorado e contar uma grande.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O funcionamento de um cineclube (com Cadu Modesto e Tiago Santos Souza)

Neste episódio, Matheus Luzi investiga os cineclube, casas de cinema independentes cujo o viés comercial é, na prática e teoria,.

LEIA MAIS

“Os americanos acreditam que ainda se ouve muita bossa no Brasil atual”, diz o músico

8 de outubro de 1962. Aproximadamente 2.800 pessoas na plateia do Carnegie Hall, a casa de shows mais importante de.

LEIA MAIS