18 de março de 2025

[INDICAMOS] Filme “Se segura, malandro”, de 1978

 

O pesquisador Eduardo Cesar Soares apresenta com exclusividade na Arte Brasileira uma série de indicações sobre filmes do cinema brasileiro dos anos 1960 e 70. “A possibilidade de analisar e indicar grandes produções cinematográficas me fez rever e conhecer ainda mais filmes desse período, que atualmente é quase nula em nossa TV é também na mídia em geral”, conta Eduardo.

O período foi recheado por mudanças e grandes acontecimentos. É por isso também que o colunista acredita que “Nesse momento, houve efervescência na cultura e história no Brasil. E não poderia ser diferente no cinema. Temos grandes obras em todos os gêneros do cinema”.

 

 

SINOPSE OFICIAL

Paulo Otávio comanda do alto de um morro carioca uma rádio clandestina que noticia os golpes na cidade; e a estória desdobra pra um economista que vai morar na favela cumprir promessa, um burocrata que pira dentro de um edifício e um assaltante no calçadão; tudo isso enquanto a rádio promove concursos com prêmios absurdos.

 

Se segura malandro

(Imagem: Print da cena do filme)

 

Crítica de Eduardo Cesar Soares

O longa foi produzido após o lançamento do filme “Vai trabalhar, vagabundo!”, pelo mesmo diretor, Hugo Carvana. Com uma proposta temática ampla, agora a produção retrata situações vividas em uma cidade como no caso o Rio de Janeiro.

A história apresentada fatos que atualmente ainda continuam sendo atuais, como falsas noticias e meios de comunicação clandestinos, dessa forma o filme se desenvolve durante a programação de uma radio “pirata” carioca, e o cotidiano de casa personagem decorre durante cada transmissão da radio.

(O filme completo no Youtube)

https://www.youtube.com/watch?v=j6WvGC7EZaM

Novamente os opostos sociais cariocas são apresentados, como zona sul e morro, ou rico e pobre, tudo isso com lindas imagens da Cidade Maravilhosa, e seus principais cartões postais. 

Assim, é possível analisar como algumas notícias mesmo sendo falsas causam grande impacto na vida diária das pessoas, e nenhuma analise é feita em relação a fonte da informação prestada.

Da mesma forma que mostra a vida do brasileiro de vários aspectos, principalmente como o estresse, que mesmo nos anos 70 já fazia parte da rotina de nossa sociedade.

 

 

 

 

 

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Bersote é filosoficamente complexo e musicalmente indefinido em “Na Curva a Me Esperar”

A existência é pauta carimbada na música brasileira, como apontamos nesta reportagem de Jean Fronho (“Tom Zé já dizia: todo.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Dá para fazer livros razoáveis com Inteligência Artificial. Há casos de autores com centenas de livros já publicados com a.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #16 – Raffael Fragoso, um sertanejo pop a ser observado com atenção

No dia 17 de novembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com o cantor e compositor sertanejo Raffael Fragoso,.

LEIA MAIS

JORGE BEN – Jornalista Kamille Viola lança livro sobre o emblemático disco “África Brasil”

Representante de peso da música popular brasileira, Jorge Ben é um artista que, em todos os seus segundos, valorizou sua.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS