3 de outubro de 2026

[INDICAMOS] Filme “Marcelo Zona Sul”, de 1970

(Capa do filme)

O pesquisador Eduardo Cesar Soares apresenta com exclusividade na Arte Brasileira uma série de indicações sobre filmes do cinema brasileiro dos anos 1960 e 70. “A possibilidade de analisar e indicar grandes produções cinematográficas me fez rever e conhecer ainda mais filmes desse período, que atualmente é quase nula em nossa TV é também na mídia em geral”, conta Eduardo.

O período foi recheado por mudanças e grandes acontecimentos. É por isso também que o colunista acredita que “Nesse momento, houve efervescência na cultura e história no Brasil. E não poderia ser diferente no cinema. Temos grandes obras em todos os gêneros do cinema”.

SINOPSE OFICIAL

O filme narra a história de Marcelo, um jovem de dezesseis anos que tem de enfrentar as agruras da vida com a falta de estabilidade emocional típica de um adolescente da sua idade. Sua irresponsabilidade será confrontada quando ele tiver de lidar com problemas em sua família, escola e suas decepções amorosas.

CRÍTICA DE EDUARDO CESAR SOARES

Com direção de Xavier de Oliveira, o elenco é composto por vários nomes do cinema e da televisão brasileira como: Françoise Forton, que interpreta Renata, Ana Maria Marques, Stepan Nercessian, Simone Malaguti, Francisco Dantas, entre outros nomes.

Durante o filme, é possível voltar no tempo! Primeiramente é um filme agradável e de fácil interpretação do roteiro proposto. O filme apresenta comédia, drama, romance, assim se tornando um filme completo. É um filme que retrata fatos que vivemos em nossa infância e com o tempo evaporam de nossa vida e de nossas lembranças, pois muitos se esquecem de quem foi quando criança, ou tudo que aquele universo infantil ou infantojuvenil representada em nosso dia a dia.

O filme de forma objetiva apresenta um jovem e seus problemas com família, deslocamento familiar, rebeldia, amor, escola e amigos, sob uma ótica da classe média carioca e seu crescimento urbano. O que achei mais legal nesse filme é que o “mix” de todas essas situações e acontecimentos alegres e tristes na vida do Marcelo, apresentam o seu próprio desenvolvimento para maturidade, consequentemente para sua fase adulta.

Damião Costa: a pintura como morada do instante

O artista Damião Costa (São Vicente, RN, 1987), desde a infância, quando os olhos se detinham nos leilões televisivos de.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Fábio Di Ojuara: umas tantas facetas de uma obra multiforme

Uma noite, sentei a Beleza nos meus joelhos. – E acheia-a amarga. E injuriei-a.Armei-me contra a justiça.Fugi. Ó feiticeiras, ó.

LEIA MAIS

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

Streaming gratuitos: filmes, séries, novelas, jornalismo, entretenimento e educação

Com o crescimento do acesso à internet e a popularização das smart TVs, inclusive com modelos mais robustos, como uma TV.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Bodoli – de Mauricio Duarte

 Crítica: Rui de Oliveira pelos Jardins Boboli – de Mauricio Duarte   O que acontece quando um mestre da arte.

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS