23 de junho de 2026

[INDICAMOS] Filme “Marcelo Zona Sul”, de 1970

(Capa do filme)

O pesquisador Eduardo Cesar Soares apresenta com exclusividade na Arte Brasileira uma série de indicações sobre filmes do cinema brasileiro dos anos 1960 e 70. “A possibilidade de analisar e indicar grandes produções cinematográficas me fez rever e conhecer ainda mais filmes desse período, que atualmente é quase nula em nossa TV é também na mídia em geral”, conta Eduardo.

O período foi recheado por mudanças e grandes acontecimentos. É por isso também que o colunista acredita que “Nesse momento, houve efervescência na cultura e história no Brasil. E não poderia ser diferente no cinema. Temos grandes obras em todos os gêneros do cinema”.

SINOPSE OFICIAL

O filme narra a história de Marcelo, um jovem de dezesseis anos que tem de enfrentar as agruras da vida com a falta de estabilidade emocional típica de um adolescente da sua idade. Sua irresponsabilidade será confrontada quando ele tiver de lidar com problemas em sua família, escola e suas decepções amorosas.

CRÍTICA DE EDUARDO CESAR SOARES

Com direção de Xavier de Oliveira, o elenco é composto por vários nomes do cinema e da televisão brasileira como: Françoise Forton, que interpreta Renata, Ana Maria Marques, Stepan Nercessian, Simone Malaguti, Francisco Dantas, entre outros nomes.

Durante o filme, é possível voltar no tempo! Primeiramente é um filme agradável e de fácil interpretação do roteiro proposto. O filme apresenta comédia, drama, romance, assim se tornando um filme completo. É um filme que retrata fatos que vivemos em nossa infância e com o tempo evaporam de nossa vida e de nossas lembranças, pois muitos se esquecem de quem foi quando criança, ou tudo que aquele universo infantil ou infantojuvenil representada em nosso dia a dia.

O filme de forma objetiva apresenta um jovem e seus problemas com família, deslocamento familiar, rebeldia, amor, escola e amigos, sob uma ótica da classe média carioca e seu crescimento urbano. O que achei mais legal nesse filme é que o “mix” de todas essas situações e acontecimentos alegres e tristes na vida do Marcelo, apresentam o seu próprio desenvolvimento para maturidade, consequentemente para sua fase adulta.

Geração com cérebro desperdiçado (Clarisse da Costa)

Se buscamos conhecimento, somos viajantes nesse vasto mundo. Mas quando deixamos o saber de lado o que somos? Em pleno.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Calu Manhães estreia como atriz  na Amazon Prime em filme musical “Um ano  inesquecível –

Estreou na Amazon Prime o filme “Um ano inesquecível – Outono”, dirigido por Lázaro Ramos. Com ele, nasce uma atriz,.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

“Minha jornada musical entre o Brasil e a Alemanha” – Um relato de Juliana Blumenschein

Sou Juliana Blumenschein, cantautora alemã-brasileira, nascida em 1992 em Freiburg, no sul da Alemanha. Filha de brasileiros de Goiânia, meus pais migraram.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição23

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Kelline Lima: linhas sinuosas e orgânicas como arquétipos do feminino

O  coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate. Provérbios, 15:13 1. Kelline Lima.

LEIA MAIS

JORGE BEN – Jornalista Kamille Viola lança livro sobre o emblemático disco “África Brasil”

Representante de peso da música popular brasileira, Jorge Ben é um artista que, em todos os seus segundos, valorizou sua.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS