3 de outubro de 2026

[INDICAMOS] Filme “Joelma 23º andar”, de 1979

O pesquisador Eduardo Cesar Soares apresenta com exclusividade na Arte Brasileira uma série de indicações sobre filmes do cinema brasileiro dos anos 1960 e 70. “A possibilidade de analisar e indicar grandes produções cinematográficas me fez rever e conhecer ainda mais filmes desse período, que atualmente é quase nula em nossa TV é também na mídia em geral”, conta Eduardo.

O período foi recheado por mudanças e grandes acontecimentos. É por isso também que o colunista acredita que “Nesse momento, houve efervescência na cultura e história no Brasil. E não poderia ser diferente no cinema. Temos grandes obras em todos os gêneros do cinema”.

 

 

SINOPSE OFICIAL

Lucimar (Beth Goulart) é uma jovem mística que trabalha num dos escritórios do edifício Joelma, em São Paulo. No mesmo prédio trabalha seu irmão Alfredo (Carlos Marques). Os dois são filhos de Lucinda (Liana Duval), uma viúva que veio para a capital na tentativa de dias melhores.

Após um incêndio no prédio, Lucimar morre e sua mãe recorre ao médium Chico Xavier para entrar em contato com ela. O filme é baseado no livro “Somos seis”, de Chico Xavier.

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZP1TRExzabk

 

A CRÍTICA

Durante a escolha de um novo filme para realizar uma critica, me voltei a minha videoteca e assisti novamente ao filme “Joelma 23º andar” dirigido por Crely Cunha, pois apesar de todas as diferenças diretas e indiretas, o acidente vivido na trama e também na realidade, foi um momento de grande tristeza para toda sociedade de São Paulo e do Brasil. Escolhi esse filme não por ser algo religioso ou espiritual, eu escolhi pois é possível visualizar que todo problema tem fim, e que por mais que a dor se faça presente, ela ilumina um novo recomeço.

(Cena do filme)

O filme retrata como nossa vida pode mudar de uma hora para outra, como irresponsabilidade de terceiros tem influência direta em nosso dia a dia. A mensagem do filme é maravilhosa, embora se trate de um filme teoricamente “espírita”, ele nos mostra que todos temos seus destinos cruzados, independente que quem somos, nossa profissão, nossa religião ou questões de gênero e raça. E de certa forma nos incentiva a cada dia ser uma pessoa melhor, apreendendo com os erros e com a sociedade.

Apreender, acho que essa é a palavra-chave para nossa sociedade global, amadurecimento é o que tem que ficar em relação a tudo que estamos vivendo.  Nenhum recomeço e possível sem aprendizado e reconhecimento de falhas, e a vida ainda que não virtuosa em todos seus momentos é para se viver. Não chove o tempo todo, há momentos de luz em sua volta.

 

Streaming gratuitos: filmes, séries, novelas, jornalismo, entretenimento e educação

Com o crescimento do acesso à internet e a popularização das smart TVs, inclusive com modelos mais robustos, como uma TV.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

Manuelito: para além de um mestre da fotografia

Oriundo do Ceará,Manuelito veio residir em Mossoró, aqui permanecendo e trabalhando até o final de sua vida. Suas fotografias deixavam.

LEIA MAIS

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição23

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

CONHEÇA BELZINHA DO ACORDEON

Por Fernanda Lucena – Diretamente da cidade de Buritirama, no interior da Bahia, Belzinha do Acordeon é uma menina de.

LEIA MAIS