3 de maio de 2026

“Trash – A esperança vem do lixo”, filme que emociona e nos embarca em uma aventura pouco abordada

Trash A esperança vem do lixo

(Os adolescentes Raphael (Rickson Tevez), Rato (Gabriel Weinstein) e Gardo (Eduardo Luiz), os aventureiros heróis do longa)

 

O que esperar de um filme nacional dirigido por um estrangeiro? Com certeza “Trash – A esperança vem do lixo” foi um acerto para entendermos o ponto de vista que alguém de fora possa ter sobre nosso país, em especifico da cidade do Rio de Janeiro.

 

O ROTEIRO

Trash A esperança vem do lixo

(Cena em que o lixão se encontra com milhares de notas de cem reais, e que mostra o divertimento dos personagens que agraciam a trama)

A História se baseia no livro de mesmo nome lançado em 2010, escrito por Andy Mulligan, onde no filme, dirigido pelo indicado ao Oscar, Stephen Daldrynarra a trajetória dos personagens adolescentes que vivem no lixão carioca e acabam por se envolver em uma conturbada situação envolvendo um político.

Trash A esperança vem do lixo

(Wagner Moura no papel de José Ângelo, no início do filme)

Mas não deixe se enganar, porque esse seria apenas o fundo do roteiro, o principal é o relacionamento dos garotos Raphael (Rickson Tevez), Rato (Gabriel Weinstein) e Gardo (Eduardo Luiz) que têm como desafio resolver um enigma que envolve um carteira perdida pelo personagem de Wagner Moura, José Ângelo, logo no início do filme.

 

A AVENTURA 

Trash A esperança vem do lixo

(Selton Melo interpreta o investigador Frederico)

A partir daí os garotos passam a andar por toda a cidade atrás das pistas encontradas na carteira. O filme tem um aspecto aventureiro que lembra clássicos dos anos 80 e 90 ,mas que diferente deles não devem ser interpretados como infantis, já que lida com questões como a violência e desigualdade.

 

A CRÍTICA

Trash A esperança vem do lixo

(Capa do filme)

O diretor soube utilizar de forma sutil a presença dos astros internacionais, Rooney Mara e Martin Sheen que interpretam os personagens Olivia, uma professora estrangeira, e Padre Juilliard, que tem certa importância com o decorrer do longa, principalmente qundo se dispõe a ajudar os garotos em momentos chave da história. Por se passar no Rio de Janeiro pode esperar por rápidas e boas sequencias de perseguição dentro das favelas.

Acredito que o único incomodo foi que o trailer deixou totalmente focado na presença constante dos atores de maior renome, o que não aconteceu. Selton Mello aparece interpretando o investigador Frederico poucas vezes, o que me fez sentir enganado, porque tive a impressão inicial de que ele teria maior envolvimento no decorrer da trama. O mesmo acontece com Wagner Moura, que foi um imenso desperdício apesar de estar bem contextualizado na trama.

 

PROVA DE QUALIDADE DO CINEMA BRASILEIRO

“Trash – A esperança vem do lixo” realmente deixa esperança de que o cinema nacional pode contar boas histórias ao nível internacional, ainda que caia em recorrentes clichês do nosso cotidiano, ele deve ser visto com ar de superação e ser apreciado por nós brasileiros. E acima disso ser respeitado como uma história que expressa a nossa cultura e capacidade de seguir em diante mesmo com as adversidades do dia-dia.

 

Trash A esperança vem do lixoVincent Augusto,23 anos

Estudante e professor de inglês,

fã de bandas desconhecidas,

e cinéfilo de carteirinha.

 

 

 

 

CONTO: A ansiedade do vovô na hora que o cometa passou (Gil Silva Freires)

Seo Leonel tinha nascido em 1911, um ano depois da primeira passagem do cometa de Halley neste século vigésimo. Dessa.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

A invisibilidade da mulher com deficiência física (por Clarisse da Costa)

Eu amei o tema da redação da prova do ENEM de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS