7 de outubro de 2026

[INDICAMOS] Filme “Vai Trabalhar, Vagabundo!”, de 1973

 

O pesquisador Eduardo Cesar Soares apresenta com exclusividade na Arte Brasileira uma série de indicações sobre filmes do cinema brasileiro dos anos 1960 e 70. “A possibilidade de analisar e indicar grandes produções cinematográficas me fez rever e conhecer ainda mais filmes desse período, que atualmente é quase nula em nossa TV é também na mídia em geral”, conta Eduardo.

O período foi recheado por mudanças e grandes acontecimentos. É por isso também que o colunista acredita que “Nesse momento, houve efervescência na cultura e história no Brasil. E não poderia ser diferente no cinema. Temos grandes obras em todos os gêneros do cinema”.

 

 

SINOPSE

Um malandro carioca sai da prisão depois de longo tempo e, sem dinheiro, utiliza seu talento para trambiques para ganhar algum. Preocupado com o fim da malandragem carioca, ele planeja uma revanche entre os dois maiores jogadores de sinuca da época, Russo e Babalu. Mas Russo está internado em um hospício desde sua última derrota, e Babalu agora é um trabalhador controlado de perto pela esposa Vitória, o “prêmio” da disputa com Russo.

 

(Cena do filme)

 

Crítica de Eduardo Cesar Soares

Uma comédia  muito agradável para se assistir. E apesar do grande elenco, com muitos nomes de referência no cinema nacional, percebe-se  que existiu um conjunto muito forte entre os atores, diretor e roteiro. 

O filme tem sua base na historia de Dino (Hugo Carvana), que apresenta a figura do “malandro” brasileiro com excelência, morador da periferia e pobre que busca sobreviver e criar oportunidades de levar alguma vantagem diante de tantas diversidades vividas.

Por outro lado, outro “malandro” , mas o malandro bem de vida, rico, que aplica vários golpes para se manter no topo da sociedade carioca. Até por sinal o cinema nacional que teve no passado grandes produções com esse tipo de persona, hoje em dia não apresenta essa temática ou perfil em seus roteiros.

 

 

ALÉM DISSO

O filme retrata um Rio de Janeiro que não existe mais. o Rio de janeiro após 1970, passa por muitas mudanças urbanas, arquitetônicas e sociais, como vias que não existem mais, prédios que deixaram de existir, comunidades que desenvolveram de forma desordenada e vários bairros da periferia carioca que foram urbanizados. Tudo isso junto é apresentado de uma forma única nesse filme dirigido pelo próprio ator, Hugo Carvana. Além disso, o longa mostra como os bares e os jogos fazem parte do cotidiano das periferias do Rio de Janeiro.

O elenco é composto por Hugo Carvana, Odete Lara, Paulo Cesar Pereio, Nelson Xavier, Roberto Maya, Zezé Motta, Otavio Augusto, Wilson Grey, entre outros. A comedia foi produzida integralmente na cidade do capital carioca, no ano de 1973. E recebeu vários prêmios, como o premio de melhor filme no festival de cinema de Gramado, em 1974; premio Air France, em 1973; vencedor do premio curumim, no cineclube de Marilia, em 1975; e Festival de Messina (Itália), onde ganhou premio de melhor roteiro e trilha sonora.

 

Crítica de Eduardo Cesar Soares

 

 

 

Podcast Investiga: O quê realmente faz o diretor de imagem? (com Diogo Pace)

Este episódio tem o intuito de investigar uma profissão essencial de toda produção audiovisual, como programas de entretenimento e jornalismo,.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

Geometria e metalinguagem em Marieta Lima

  A pintora Marieta Lima estudou geometria e desenho acadêmico com irmã Inês, no antigo Colégio das Freiras. Tendo, posteriormente,.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

O lado cineasta de Oswaldo Montenegro

  O lado musical e poético de Oswaldo Montenegro é reconhecido Brasil afora, mas o lado cineasta do artista é.

LEIA MAIS

É tempo de celebrar o folclore brasileiro (Luiz Neves Castro)

FOLCLORE BRASILEIRO – Em agosto, comemoramos o Mês do Folclore no Brasil com a passagem do Dia do Folclore em.

LEIA MAIS

Timothy James: “O Brasil tem sido um grande apoiador das minhas músicas”

Você, amantes do country americano, saiba que há um novo nome na pista: Timothy James. Nascido nos anos 1980, o.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

Pacífico Medeiros: ressignificando a fotografia

No fundo, a fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.                                                              Roland Barthes Pacífico.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição19

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS