Conecte-se conosco

Ler para se manter vivo

Como ler mais no dia a dia?

Publicado

em

Já parou para pensar quantos livros você já leu esse ano? Se sua resposta foi que deveria ler mais livros, saiba que você não está sozinho.

De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” divulgada em 2020, 82% dos brasileiros entrevistados, gostariam de ter lido mais. O levantamento foi realizado pelo Instituto Pró-livro em parceira com o Itaú Cultura.

Lembre-se que não existem leitores maiores ou menores do que outros, o que existe, são pessoas que gostam de ler, cada uma em seu tempo. No campo da leitura não existe uma competição para saber quem leu mais, devemos priorizar a qualidade da leitura e não simplesmente a quantidade.

Existem vários motivos para uma pessoa não ler um livro, falta de tempo é um deles e isso pode acontecer devido a rapidez do dia a dia. Será que nesse cenário sobra tempo para o lazer?

Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura, esse resultado é um pouco menor do que foi registrado na pesquisa realizada em 2015, quando 56% dos brasileiros possuíam o hábito de leitura.

Note que a pesquisa indica uma queda no número de leitores, mas não é possível dizer que o Brasil é um país de pessoas que não gostam de ler. Os números mencionados anteriormente demostram que os brasileiros ainda cultivam o hábito da leitura. Concordo que mais pessoas poderiam ler, mas esses dados, de certa forma, mostram que a leitura ainda é um hábito da maioria dos brasileiros e isso é uma coisa boa.

O que podemos fazer para ler mais? Algumas dicas simples, podem ser colocadas em prática e dessa forma ajudar aqueles que buscam aprimorar o hábito da leitura, em “português claro”, ler mais. A primeira delas é a reserva de um período do seu dia para ler, não adianta ficar esperando a “hora certa” para pegar um livro, você precisa criar esse hábito é preciso começar!

Outra dica que pode funcionar bem é carregar um livro sempre na mochila ou bolsa, assim quando aparecer aquele tempinho em uma fila, no caso das cidades grandes, o trânsito ou transporte público. Dessa forma você vai ter bem próximo um livro para ler.

Algumas pessoas também utilizam o método de determinar uma quantidade de páginas para ler por dia, isso ajuda para aqueles que não são tão organizados e assim conseguem criar o hábito diário da leitura.

Seja qual for seu método para ler mais, o importante é que você nunca perca a vontade de ler, pois para que a leitura seja uma prática prazerosa a gente precisa gostar dessa atividade e nada melhor do que fazer o que gosta. Comece lendo hoje mesmo, aos poucos o hábito de leitura vai chegar!

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish