11 de fevereiro de 2026

CONTO: O Operário Dedicado e O Regozijo do Aposentado (Gil Silva Freires)

Seo Leocádio era o tipo de homem totalmente estável e mantivera o mesmo emprego durante toda a vida. Se haviam aqueles que vestiam a camisa da empresa, seo Leocádio vestira conjunto completo, inclusive cuecas empresariais.

Foram mais de quarenta anos de trabalho ininterrupto, abrindo mão, inclusive, da maior parte das férias e não faltando nem em dia de gripe forte, jogo do Brasil na Copa ou morte de parente. Seo Leocádio cumpria religiosamente seus horários, sem atrasos ou prolongamento da hora do almoço. Cumpria todas as horas extras que surgissem, jamais participou de reivindicações de qualquer ordem, ficava longe de sindicatos. Queria ser lembrado como o melhor funcionário em toda a história daquela tecelagem paulistana.

A família vinha insistindo havia muito tempo pra que Seo Leocádio fizesse um acordo com o patrão e antecipasse a aposentadoria.

– De jeito nenhum! – ele sempre dizia. – Vai ser no tempo certo, nenhum dia a mais, nenhum dia a menos!

– O senhor não acha que já provou tudo o que tinha que provar? – questionava o filho, orgulhoso do profissionalismo do pai.

– Há mais de quatro décadas eu espero pelo momento dessa aposentadoria na data exata. Quero ver o patrão chegando e me dando um abraço de parabéns pelo dever cumprido. E agora faltam poucos meses.

Seo Leocádio tinha uma ligação muito profunda com a tecelagem e todo aquele tempo fizera com que amasse aquelas grandes instalações como sua própria casa ou talvez mais. Por isso queria aproveitar até o último dia, quando teria que se afastar por força das leis trabalhistas.

Os meses passaram e chegou a semana da aposentadoria. Seo Leocádio andava pela firma radiante de orgulho com os cumprimentos que recebia dos companheiros:

-Aí, Seo Leocádio. Vai ficar só no sossego, agora.

– Parabéns, Seo Leocádio.

Na véspera, prepararam um churrasco em homenagem a Seu Leocádio ali na empresa. O patrão veio cumprimentar o funcionário modelo:

– Seo Leocádio, amanhã é o grande dia, hein?

Quando terminou o churrasco, ele fechou a firma, como de praxe, e foi pra casa dormir o sono da missão cumprida. Chegara, afinal, o grande dia da aposentadoria.

De madrugada, Seu Leocádio vestiu o melhor terno, ajeitou a gravata que nunca usava, entrou no carro seminovo comprado com os adicionais do trabalho e foi pro último dia de trabalho.

Quando se aproximava da tecelagem, passaram por ele dois caminhões do Corpo de Bombeiros. Sentiu um pressentimento estranho, que se justificou quando ele viu as labaredas que tomavam conta de tudo. A empresa que ele tanto amava havia sido totalmente destruída por um incêndio.

– Mas eu ia me aposentar hoje… – gaguejou Seu Leocádio, em estado de choque.

Lembrou-se que, na correria da noite anterior, havia esquecido de apagar as brasas da churrasqueira…

Levou as mãos ao peito e morreu ali mesmo, vítima de um infarto fulminante, diante do que sobrara de seus quarenta anos de dedicação.

Escrito por Gil Silva Freires em 29 de fevereiro de 1996

Goreth Caldas: um sistema de metáforas (das tantas esperas)

Entre os escaravelhos e o arbustodo peito frágil existemsegredos buscando alívioatravés de sussurros. Henriqueta Lisboa 1. Goreth Caldas (Caicó, 1958), embora.

LEIA MAIS

A invisibilidade da mulher com deficiência física (por Clarisse da Costa)

Eu amei o tema da redação da prova do ENEM de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS

CONTO: Aqueles Cães Que Latiam e Os Visitantes Que Não Batiam (Gil Silva Freires)

Desde que se mudara, Leonardo não conseguia dormir direito. E sua insônia não era causada por problemas financeiros ou sentimentais..

LEIA MAIS

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

A Via Dolorosa de Iaperi Araújo

A Via Dolorosa de Iaperi Araujo Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.E nasce.

LEIA MAIS

Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, é inspiração do também Bernardo Soares, cantautor do “Disco

Olá! Eu sou Bernardo Soares, um artista da palavra cantada, compositor de canções que atua a partir de Curitiba, no.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS