Conecte-se conosco

Destaque

[CRÔNICA] “Tóxico”, de Jordana Peres Jordão

Matheus Luzi

Publicado

em

A crônica abaixo foi escrita por Jordana Peres Jordão e o conteúdo é de sua responsabilidade. Boa leitura!

 

“Se nós fizéssemos uma retrospectiva gramatical dos últimos anos, com certeza as palavras que mais estariam presentes no mural seriam gratidão e ranço. Curioso né?

Porque gratidão é um reconhecimento por algo que nos fez bem, gentileza, um emprego novo, ainda ter na geladeira a porção que guardamos pra depois, o feriadão de folga com dinheiro na conta. Nossa, consigo sentir a dopamina sendo liberada. Foi uma febre, tinha hashtag, camiseta, boné, meme, pingente, mas ninguém brilha sozinho pra sempre.

E se o primeiro é cercado de good vibes e foto tumblr de praia, o segundo representa o desprezo que algo aflora. Pessoas que pensam saber tudo, gente que fala cutucando, grosseria gratuita, ihh dá pra pegar uma cerveja e ficar aqui até amanhã.

Se a gratidão faz querer mais, o ranço faz não querer nem perto. Tenho a sensação de que a transição foi acontecendo porque o segundo grupo protestou frente a banalização da gratiluz (sim, tivemos variações), um exagero de complacência na visão deles.

Não encontrei a origem atual do termo, mesmo procurando em todas as minhas enciclopédias, porém, como uma imagem na web vale mais que mil palavras, sabemos que ressurgiu na internet. Mas ninguém brilha sozinho pra sempre.

E em 2019, tóxico veio com os dois pés na porta. Pessoas, relações, lugares, situações. Tudo foi nocivo ao nosso organismo. Os poucos passos dados tentando popularizar pautas psicológicas nos auxiliaram a enxergar quando o afastamento é a melhor decisão. Ou não. As vezes uma personalidade tóxica foi formada por uma história de traumas, e não digo isso pra que a gente aceite mas pra criar uma percepção maior e mais nítida do que estamos deixando pra trás.

A certeza é que despertamos os três em diferentes pessoas, momentos, locais. Acontece, e tá tudo certo, a gente não é um prato de batata frita pra agradar todo mundo.”

 

Jordana Peres Jordão é estudante de Administração e escritora freelancer. Gaúcha de corpo, alma e coração mas irremediavelmente apaixonada por Santa Catarina. Encantada pelo ser humano, e tudo que pode transformar em palavras graças ao comportamento dele. Viu nas confusões da vida, do amor e das crises existenciais motivos pra contar histórias e despertar reflexões.

 

 

 

 

Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish