Conecte-se conosco

Ler para se manter vivo

E-book ou livro físico; qual você prefere?

Publicado

em

Você já ouviu falar em e-book, o famoso livro digital? Esse tipo de produção de livros, tem seu espaço no mercado literário, e a venda de livros digitais por aqui, representa 4%, na média, do faturamento das editoras brasileiras. Segundo a pesquisa “Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, desenvolvida pela “Nielsen Book”.

Comparando com outros países esse número ainda é pequeno. Por aqui o que os leitores mais gostam é do bom e velho livro físico, confesso que estou entre esses apaixonados pelo livro físico, gosto de ver na estante, sentir o livro e até mesmo do cheiro. Mas nada impede de conhecermos o livro digital.

Se compararmos o livro físico com o livro digital, existem vantagens e desvantagens. Para as pessoas que procuram praticidade, o livro digital ou livros digitais pode ser o ideal, pois é possível ter vários livros em um único aparelho, o que é mais fácil de carregar. Outra vantagem é a rapidez que você pode obter o livro, se você costuma comprar livros pela internet, sabe que as vezes pode demorar um pouco para chegar em casa e o livro digital você baixa na hora.

Já quando falamos do livro físico, temos inúmeras vantagens. É possível tocar nele, sentir o cheiro de livro, que tantos leitores gostam, além de você poder montar sua biblioteca em casa.

As desvantagens também existem, como por exemplo: com um livro digital você acaba perdendo o contato com o papel, e tem que carregar o aparelho. Imagine bem no momento que você quer ler aquele livro, o aparelho está sem bateria. O livro físico também tem suas desvantagens, alguns podem ser pesados para carregar na bolsa e o preço pode desagradar o leitor, já que o livro digital, geralmente, custa menos que o livro físico.

Seja livro físico ou digital, o que importa de verdade é a leitura. Quando uma pessoa lê um livro independente do formato, ela já está estimulando sua criatividade e aprimorando sua habilidade leitora. O que mais interessa é o conteúdo, que aliás, é o mesmo, seja livro físico ou digital.

E você, já se aventurou nos livros digitais ou ainda prefere o bom e velho livro físico?

Professor de História e escritor de 3 livros, radialista por amor e apaixonado pela literatura.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish