Conecte-se conosco

Entrevista

Escritora Ana Maria Galdi lança o livro de poesias “Outros Silêncios”

Matheus Luzi

Publicado

em

Eliel Victor / Divulgação.

Nascida e residente em Valparaíso, pequena cidade do interior de São Paulo, a escritora Ana Maria Galdino tem coração e mente que vai muito além de seu espaço geográfico.

Acostumada a escrever seus poemas para o público infantil, ela é destaque em várias antologias poéticas e concursos literários. Ana foi sete vezes finalista do concorrido e importante Projeto Mapa Cultural Paulista, sendo que na edição de 2011-2012 com o poema “Entre Linhas”, recebeu o troféu de vencedora.

Em 2017, a escritora embarcou no universo musical em “Céu de Brincadeira”, CD no qual cantou poemas próprios musicados pelo artista Rodolfo Minari. A respeito de sua coleção de lançamentos na literatura, destacam-se “Dança das Cores” (2007), “Arara Amarela” (2010), “Abracadabra” (2012), “O Besouro e a Rosa” (2014), “Ciranda” (2016), “Girassol” (2019)” e o mais recente “Outros Silêncios”, de 2020. É justamente sobre esse que Ana foi convidada por nós para uma entrevista. Confira a seguir!

Matheus Luzi – Como surgiu este livro?

Ana Maria Galdi – Surgiu de um antigo desejo de reunir meus poemas para o público adulto, pois os demais são voltados para o público infantil.

Matheus Luzi – O que você traz de diferente neste livro em relação aos seus anteriores? Por que decidiu escrever para o público adulto?

Ana Maria Galdi – Os anteriores são de poemas mais lúdicos, leves, onde resgato muito da minha infância. Já em “Outros Silêncios”, as poesias ganham outros tons: as inquietudes, os questionamentos, as angustias que marcaram muitos momentos da minha juventude e fase adulta.

Matheus Luzi – O livro é formado por poesias, certo? Você acredita que essas poesias estão formatadas em estilo literário específico ou seu trabalho em “Outros Silêncios” é mais variado, livre poeticamente?

Ana Maria Galdi – É livre poeticamente.

Matheus Luzi – Seus versos falam do quê? Qual a temática geral deste livro?

Ana Maria Galdi – A temática é variada, mas sempre acompanhada de meditações que convidam a contemplar os muitos silêncios que permeiam tudo.

Matheus Luzi – “Outros Silêncios” teve seu processo criativo inspirado em outras obras literárias e/ou artísticas como um todo?

Ana Maria Galdi – Na época que comecei a escrever os poemas que compõem “Outros Silêncios”, tive muitas influencias: Fernando Pessoa, Jorge de Lima, Ana Cristina Cesar. Composições de Zé Ramalho e Alceu Valença também foram inspiradoras.

Matheus Luzi – O que o público pode esperar com esta leitura?

Ana Maria Galdi – Um convite para mergulhar na beleza silenciosa e ao mesmo tempo estranha dos versos, que cresce, aos poucos para se transformar em belezas gritantes.

Matheus Luzi – Você tem alguma(s) história(s) ou curiosidade(s) interessante(s) para nos contar referente ao livro?

Ana Maria Galdi – O desejo de escrever esse livro veio com intensidade quando escrevi o poema “Entre linhas” que acabou sendo um dos vencedores da fase estadual do Projeto Mapa Cultural Paulista (2011/2012).

Matheus Luzi – Fique à vontade para falar o que acha importante para a produção dessa reportagem.

Ana Maria Galdi –  Tudo está perfeito! Quero agradecer a todos da Arte Brasileira pela oportunidade, desejo-lhes muito sucesso!

# O livro tem capa e projeto gráfico de Talita Almeida, arte do miolo: Brunno Túlio

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish