Conecte-se conosco

Ler para se manter vivo

Existe livro bom e livro ruim?

Publicado

em

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro e não gostou, não significa que esse livro é ruim, é apenas um livro que você não gostou de ler.

Olhando, rapidamente, a lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2021, podemos perceber que muitos bestsellers não são os livros clássicos, ainda que alguns deles apareçam na lista. A maioria, pelo que pude perceber, são livros de autoajuda, como: dicas pare ser um milionário, como viver melhor, como ter amigos e assim vai. Mas tudo isso não significa que esses livros são ruins, só existem livros para todos os gostos.

Será que um livro com a imagem de capa de um Youtuber famoso é menos qualificado que qualquer outro livro? Para saber se um livro é bom ou ruim, não basta simplesmente lê-lo é algo mais complexo, se é que é possível chegar em uma conclusão.

Existem livros que eu considero um máximo, tem livro que eu não leria de novo e isso é normal! E de novo não significa que todos os livros que eu já li são bons ou ruins, seja clássico ou contemporâneo. Tudo depende do gosto do freguês, ou melhor, do leitor!

Mas olhando pelo lado da produção, podemos observar que existem livros mal revisados, com histórias pouco originais, com capas pouco atraentes e tudo isso pode comprometer a qualidade do livro. Porém tudo isso vai passar pelo crivo individual de cada pessoa, um leitor mais assíduo consegue identificar esses problemas e caba se tornando mais exigente também.

Com a internet a literatura encontrou um espaço fértil para ser produzida. Livros clássicos e os mais novos são facilmente encontrados na rede e consequentemente novos leitores também. O fenômeno dos poetas do Instagram, por exemplo, mostra que a literatura se apresenta de diferentes formas e isso é muito bom.

Seja como for, os livros são importantes para a produção do conhecimento e principalmente para promoção da literatura. Se um livro de um Youtuber contribui para conquistar novos leitores, se consegue movimentar o mercado do livro e colocar foco para a produção de livros, isso é ótimo!

Existem livros bons, Machado de Assis está aí para não me deixar mentir. Mas não existem livros ruins, no máximo livros mal escritos ou mal revisados e produzidos. Sempre o gosto pessoal vai prevalecer, como tudo que consumimos na vida o livro também passa por isso. Se muita gente gostou de um livro e você não, está tudo bem! Siga para o próximo e nunca pare de ler e descobrir novos mundos.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish