18 de março de 2025

A menor reprodução da bandeira do Brasil?

O artista plástico paulista Wesley D’Amico foi premiado pelo RankBrasil 2021 como o que pintou a bandeira do Brasil em tamanho mínimo recorde. De Mombuca, do interior do estado, Wesley pintou nossa bandeira com tinta guache em um quadro minúsculo de 0,7 milímetro. A ousada ideia do artista contou com recursos atípicos, como lupa e ferramentas de joalheria, o que tornou a obra, além de pequena, fiel à qualidade artística de retrato.

Curiosamente, a ferramenta utilizada não é de um leigo. Wesley é formado em um curso de joalheria. Fez bom uso disso alinhado a sua capacidade com as tintas para materializar uma ideia intuitiva. “Se eu conseguisse fazer algo pequeno, queria homenagear com a bandeira do Brasil”, contou.

Assista a matéria da Thathi Record TV.

O processo

A respiração foi destacada por Wesley como um desafio. “Respirar faz tremer a mão e a vibração do próprio corpo é maior que a pintura. Desta forma foi necessário aprender a respirar e conseguir ficar tranquilo”, diz. Além disso, relembra o instante delicado de inserir o circulo azul da bandeira, que devido ao tamanho, a tinta não dissolveu, mas em algumas horas assentou e ficou correto. A pintura, assim como todo o processo, foi muito cuidadoso. Qualquer deslize poderia estragar o resultado final.

Quem ele é?

Há 163 quilômetros de São Paulo, Brasil, Mombuca é Cidade que nos cativa por sua simplicidade e pela existência de um ser envolvido na produção artística, este artista se chama Wesley D’Amico, Wesley se desempenha em frases poéticas, Telas e Esculturas, e o mais impressionante, conseguiu pintar a Bandeira Brasileira em uma tela com 0,7 décimos de milímetros.

Wesley descobriu que existiam dons artísticos em 2005 quando se surpreendeu fazendo alguns desenhos aleatórios, passatempo, que hoje pode ser chamado do Doodle. Sarrabisco, gatafunho ou rabisco é um tipo de esboço ou desenho realizado ao acaso, quando uma pessoa está distraída ou ocupada. São desenhos simples que podem ter significado concreto de representação ou simplesmente representar formas abstratas.

Continue a leitura sobre.

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Roberto Piva (com Jhonata Lucena)

O 10º episódio do Investiga se debruça sobre vida e obra de Roberto Piva, poeta experimental que viveu intensamente a.

LEIA MAIS

“A Grande Família” e o poder da comédia do cotidiano

A série “A Grande Família” é exemplo de um gênero do humor que funciona como um espelho capaz de revelar.

LEIA MAIS

Entre a sinestesia e a sistematização, Zé Ibarra se consolida como voz de sua geração

PERFIL ⭐️ Em meio a exuberante flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Zé Ibarra comenta com fluidez e.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Produzido por alunos do ensino público, Jornal PUPILA CULT está disponível em plataforma digital

Jornal PUPILA CULT é uma realização da OFIJOR – A Oficina de Experiência Prática de Jornalismo (OFIJOR) é um projeto social,.

LEIA MAIS

A obra de João Turin que sobreviveu a 2ª Guerra Mundial

No Memorial Paranista, sediado em Curitiba (PR) com intuito de preservar e expor a obra do paranaense João Turin, há.

LEIA MAIS

Resenha do filme “O Dia em que Dorival Encarou o Guarda”, de 1986 (por Tiago

Olá a todos! Feliz ano novo! Vida longa e prospera! Bom, a primeira obra do ano se chama “O Dia.

LEIA MAIS

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS