17 de março de 2025

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado em autores como Clarice Lispector e Fernando Pessoa. Existe um mundo vasto a ser explorado nesse campo. Quando nos permitimos explorar os diversos caminhos literários, abrimos as portas para os novos escritores que estão por aí em busca de oportunidade. Escolha o que mais combina com você ou então, saia da sua zona de conforto. É possível encontrar aquela leitura que se encaixa com você.

Eu indico como a sua primeira exploração os seguintes livros: “Palavra Rito Frutos da Diáspora” de Renan Wangler pela Editora Patuá, “Mar Aberto” de Caleb Azumah Nelsonpela Editora Morro Branco e “Mulheres da Resistência Revolução” de organização de Clarisse da Costa pela Editora Contos Livres.

O livro Mulheres da Resistência Revolução é uma antologia, algo que indico bastante como leitura. As antologias dão ao leitor a oportunidade de se conectar com vários autores, cada um com sua personalidade e escrita. No caso desta antologia em questão, o leitor se conecta com várias mulheres com suas problemáticas e experiências de vida.

E sabemos muito bem que uma boa leitura nos dá inúmeras formas de escrever e de sermos um leitor consciente. Portanto essa formação nos faz um leitor crítico e autocrítico.

O livro em si é de uma potência histórica, pois traz todo o conhecimento que nós como indivíduos precisamos e isso como sabemos, sempre causou medo nos que detém o poder.

Como já havia dito outras vezes, a literatura é uma vertente de conhecimento e uma variedade de universos. Encontramos inúmeros autores, desde os que estão em destaques aos que estão no anonimato, e junto deles nos deparamos com inúmeras histórias. Histórias estas,
que nos dão a possibilidade de viajarmos por um mundo completamente literário. Eu como leitora gosto de viajar por obras que me tragam reflexões, diversos assuntos perspectivos sobre a vida, diversas sensações e sentimentos.

Encerrando este assunto vos digo: Não nascemos prontos, a literatura está aí para nos encaminhar para o mundo.

Artigo escrito por Clarissa da Costa em 2024

A serenata que mudou tudo: amor, surpresas e bingo

Hoje vamos contar a história de Vânia, uma professora de música que queria homenagear seu namorado e contar uma grande.

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

Livro de Autoajuda

Nem todas as pessoas que escrevem livros de Autoajuda conseguiram resolver seus próprios problemas, mas sempre tem a fórmula mágica.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #12 – O rock nacional em destaque; Banda Berilo e Kiko Prata

No dia 15 de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os integrantes da banda mineira Berilo e.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #5 – O “coração solteiro” do sertanejo Vitor Leite e a MPB “encante-se”

A edição do dia 9 de junho de 2022 recebeu dois cantores-compositores mineiros, de gêneros musicais distintos. Essa foi uma.

LEIA MAIS

Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, é inspiração do também Bernardo Soares, cantautor do “Disco

Olá! Eu sou Bernardo Soares, um artista da palavra cantada, compositor de canções que atua a partir de Curitiba, no.

LEIA MAIS

Conhecimento abre horizontes

Durante anos a ignorância era atribuída a falta de conhecimento e estudo. Mas não ter conhecimento ou estudo não é.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Augusto dos Anjos? (com Augusto César)

O 9º episódio do Investiga buscou informações sobre os principais pontos da trajetória pessoal e profissional do poeta brasileiro Augusto.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS