13 de junho de 2024
Geral

Jorge Ben é a inspiração de nova música do norte-americano Jontan

O artista norte-americano Jontan lançou, há algumas semanas, o single “Pule, Jontão (Meu Amigo Jorge)”, o primeiro aperitivo do seu novo lançamento, o disco “The Orange Book”. A música é uma homenagem a Jorge Ben Jor. O artista explica-nos em entrevista à Arte Brasileira algo essencial para entendermos este intercâmbio artístico.

“Um contexto essencial para a letra é que português é a minha terceira língua – me criei falando inglês. Estudei espanhol no ensino médio, e comecei a estudar português na faculdade. Me formei na música, mas deu tempo para aulas de português e até aceitei uma bolsa para estudar no Salvador da Bahia, onde morei dois meses em 2019 – absolutamente adorei o pessoal e a comida, e quero voltar.”, diz ele.

Sobre a letra, Jontan conta que “Um dia me acordei de um sonho vívido envolvendo meu herói musical Jorge Ben Jor. A letra da canção consiste em uma descrição dos eventos do sonho. As imagens, diálogos e pensamentos dela comunicam temas de confiança – em amigos, nos próprios sonhos e talvez num poder superior. Além disso, a canção aborda temas de coragem e medo de alturas (que é bem simbólico).”

No registro, Jontan homenageou a obra de Ben Jor gravada nos anos 1970, como “Força Bruta”, “Negro É Lindo” e “A Tábua de Esmeralda”, todas referências essenciais da sonoridade de “Pule, Jontão”. “Como gravo tudo no meu estúdio caseiro em Chicago, toquei primeiro a bateria e o violão, depois meu amigo Walker tocou o baixo, e gravei o vocal e meu violoncelo. Ainda não soava bastante ‘MPB’, então convidei Heitor Garcia, um músico local, para adicionar pandeiro, tamborim, congas, cuíca e chocalho. Assim o ritmo ficou um sucesso. Me inspirei no arranjo de ‘Maria Domingas’ de ‘Negro É Lindo’, uma faixa cuja batida parece com ‘Pule, Jontão’. Os arranjos desse álbum foram feitos pelo grande Arthur Verocai. Embora Ben Jor e eu tenhamos vozes diferentes, aqui cantei com uma textura leve e arejada que parece um pouco com a maneira de cantar dele.”

“Pule, Jontão” é o segundo single da carreira de Jontan, e foi destaque também no blog brasileiro Roadie Music. A faixa vem do álbum de estreia do artista, “The Orange Book”, que está disponível nas plataformas de streaming desde o dia 17 de agosto. O álbum inclui outras canções influenciadas pela MPB

Sobre o artista

“Criado em Los Angeles, tenho uma formação em violoncelo; mas neste instrumento nem sabia tocar direito a música que eu gostava – o rock – então como adolescente peguei o violão, baixo e bateria. Afinal consegui usar o violoncelo também na minha música. Com 19 anos comecei a compor e gravar; o álbum que estou prestes a lançar representa cinco anos de prática e o primeiro trabalho que desejo compartilhar com o mundo.”, contou ele.

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.