11 de fevereiro de 2025

Rock Alternativo: brasiliense Kelton lança o álbum “Esperar Aquela Dança”

Um rock alternativo ao mesmo tempo familiar e surpreendente marca “Esperar Aquela Dança”, quarto álbum do cantor, compositor, guitarrista e produtor musical brasiliense Kelton. Celebrando seus 40 anos de vida e 10 de carreira solo, ele faz do disco um registro de vida e de experiências que se conectam com a vida dos ouvintes.

“Esse disco contém quarenta anos de vivências. Talvez por isso tenha levado cinco anos pra chegar no resultado final, que por sinal é bem diferente do que eu havia imaginado quando compus essas músicas em 2018. Aconteceu muita coisa nesse tempo: fiquei solteiro, conheci a boemia de perto, perdi uma amiga muito querida, conclui um doutorado em direito, comecei a fotografar (e isso se tornou uma coisa muito séria), casei, separei, aprendi a cuidar de plantas, fiz terapia, recebi alta. Acho que esse é o primeiro disco que eu faço que não é triste. Tô de bem com a vida e feliz com as minhas escolhas. Espero conseguir levar um pouco desse contentamento para quem escutar esse álbum”.

Kelton

No novo trabalho, Kelton se inspira no som dos anos 70 e 80 que foram parte da sua formação artística para buscar uma identidade madura e distante do intimista álbum anterior, “Ofício da Solidão” (2021). Composto antes da pandemia, o disco soa profético com os rumos do Brasil dos últimos anos ao trazer questões universais de modo muito pessoal. “Esperar Aquela Dança” trará ainda participações especiais da também brasiliense Adriah e de Ian Fonseca, tecladista e vocalista da banda amazonense Supercolisor.

“‘Esperar Aquela Dança’ é sobre observar o mundo e a si mesmo, ver no que vai dar; viver com muitas inseguranças sobre o amanhã e ainda assim decidir viver amorosamente, com empatia pelo outro, continuar sonhando, de alguma forma”

Kelton

O disco virá para consolidar uma carreira que já conta com dois EPs e três álbuns. O videoclipe de sua música “Sem Concerto” venceu o 3º Festival de Cinema Curta Brasília (prêmio do júri e escolha do público). Como produtor musical, Kelton assinou trabalhos elogiados pela crítica especializada, incluindo artistas como Joe Silhueta, Beto Mejía, Profissão de Urubu, entre outros.

Algumas faixas entraram em duas de nossas playlists rotativas

Ficha Técnica e observações

Kelton – voz, guitarra, baixo, violão, teclados, programações

Diego Marx – guitarra, baixo, teclados, percussão, programações

Janary Gentil – guitarras, teclados, programações

Marco Pessoa – bateria (faixas 1, 2, 3, 6 e 8)

Adriah – voz (faixa 1)

Ian Fonseca – voz (faixa 7)

Bernardo, Anuxa, Valéria, Mila, Haroldy, Dandara – coro (faixa 4)

Todas as músicas compostas por Kelton. Produzido por Kelton, Diego Marx e Janary Gentil em Brasília, entre 2018 e 2023. Gravado por Diego Marx. Gravações de baixo e bateria no Orbis Estúdio com apoio de Marcos Paulo e Felipe Grillo. Gravações adicionais em um monte de lugar. Mixado por Bruno Corrêa e masterizado por Felipe Tichauer. Projeto gráfico por Victor Yrigoyen. Fotos por Marcus Bonham.

Agradecimentos especiais: Eli Moura, Diego Marx, Janary Gentil, Arthur Lobo, Marcius Fabiani, Vitor Tavares, Marco Pessoa, Marlon Tugdual, Guilherme Cobelo, Adriah, Ian Fonseca, Rudá Carvalho, Octavo Schwenck, Daniel Corrêa, Marcos Paulo & Felipe Grillo (Orbis), Victor Yrigoyen, Malu Dominici, Raquel Reis, Daniel Titis, Bernardo Ravanello, Marras, Marcus Bonham & todes que escutaram essa obra durante a sua criação e deixaram ela melhor com seus ouvidos e pitacos. Esse projeto conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

Este disco é dedicado à memória da amiga Mariana Costa. Um beijo, Gal.

Capa da publicação: Capa do álbum “Esperar Aquela Dança” | Projeto gráfico por Victor Yrigoyen e foto por Marcus Bonham.

Texto de Daniel Pandeló (assessoria de imprensa)

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

A nossa relação com os livros 

Como diz um autor anônimo, “a leitura nos traz amigos desconhecidos”, e de alguma forma inesperada constrói essa relação “leitor.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Rodrigo Tardelli, um dos destaques das webséries nacionais

Divulgação Por mais que nossa arte seja, muitas vezes marginalizada e esquecida por seus próprios conterrâneos, há artistas que preferem.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #10 – Piêit e sua “Maré de Pé” e o reggae “Lean On

No dia 18 de agosto de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com o cantor e compositor Piêit sobre seu.

LEIA MAIS

Gabriel O Pensador, sempre insatisfeito em “Matei o Presidente”

Reportagem escrita por Nathália Pandeló em outubro de 2018 e editada por Matheus Luzi   Há quem diga que o.

LEIA MAIS