11 de dezembro de 2025

Pioneiro no Brasil, Grupo de Percussão da UFBA completa 60 anos de história com a nova liderança de Aquim Sacramento

O Grupo de Percussão da Universidade Federal da Bahia completa 60 anos de história em 2024. Fundado na Semana Santa do ano do golpe militar, ele representa a sagrada resistência artística do povo brasileiro, que cadencia as batidas do coração desse Brasil profundo. Trata-se do primeiro Grupo de Percussão do país, realizador de 13 edições do Festival de Percussão 2 de julho, cujo nome faz referência à data da independência baiana, afinal “com tiranos não combinam brasileiros corações” (Hino da Bahia). 

Em 1994 o Prof. Dr. Jorge Sacramento assumiu a cadeira de Professor de Percussão na Universidade Federal da Bahia, via concurso público, e decidiu  reativar o GP UFBA. Há 30 anos realiza um trabalho de significativa atuação e contribuição social. E, atualmente, mirando a sua aposentadoria, o mesmo se orgulha de chegar ao fim de uma travessia de três anos de coordenação compartilhada com Aquim, até que, finalmente, em 2024, na XIII edição do Festival Internacional de Percussão 2 de Julho, ele passa o bastão de coordenador para que seu sucessor segure sozinho. Agora Jorge solta de suas mãos os pesos dessa responsabilidade para descansar, certo de que a juventude e todo o preparo de Aquim tem a força necessária para o que vem daqui pra frente nos projetos do grupo.

“Como pai, evidentemente, sinto muito orgulho de ver toda trajetória de sucesso, construída por Aquim desde que decidiu seguir essa carreira. Como profissional, me aposentando, fico com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que o legado terá continuidade”, Jorge Sacramento.

A percussão está fortemente ligada ao conceito de ancestralidade em diversas culturas. Gerações formam elos de uma grande corrente de transmissão de conhecimentos orais e/ou acadêmicos que evoluem historicamente e se preservam pelo exercício da continuidade de práticas identitárias, herdadas dos ancestrais e vividas pelos seus mais novos, que passam aos seus descendentes. Assim, naturalmente, novos círculos vão se interceptando nesse belíssimo processo de salvaguarda cultural. 

Aquim sacramenta o legado de Jorge, que sacramentou o legado de Fernando Santos. Para Jorge Sacramento, “preparar Aquim para a carreira profissional de percussionista/professor resultou na certeza de que o legado que estou deixando terá continuidade com muita seriedade e profissionalismo.”

“Depois de muito investimento nos estudos, onde conseguiu em sequência terminar a graduação na UNESP, concluir o Mestrado na UFBA e finalizar o Doutorado na UFMG, Aquim tem plena capacidade técnica e conceitual de dar continuidade ao legado que estou deixando no setor de percussão da UFBA. Nos próximos anos, eu tenho a certeza absoluta que ele vai crescer muito com o trabalho. Aliás, já tem sido elogiado por todos na Escola de Música pela forma como vem conduzindo os trabalhos no Núcleo de Percussão.”, Jorge Sacramento

AQUIM SACRAMENTA O LEGADO DE JORGE. SALVE, JORGE!

Bacharel em  Percussão, Mestre em Educação Musical e Doutor em  Performance Musical, o Prof. Dr. Aquim Sacramento contempla o GP UFBA com olhinhos de interessado encantamento desde a infância, acompanhando o pai nos ensaios do grupo. Com 4 anos ele começou a  estudar piano, flauta e teoria musical no IMIT, Curso de Iniciação Musical da Escola de Música da UFBA, ali se estabeleceu seu primeiro contato, com envolvimento total. Em 2003,  com 9 anos,  Aquim  se tornou membro do GP e sua  estreia aconteceu solando um chorinho no Glockenspiel,  chamado  Rosa,  no show “Tributo a  Pixinguinha”, condecorado pelo Troféu Caymmi de revelação.

Hoje,  como professor  do quadro permanente da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e partilhando a coordenação do Grupo de Percussão da UFBA com o Prof. Dr. Jorge Sacramento, Aquim acrescenta as suas singularidades ao processo de construção histórica, artística e pedagógica do mesmo.

“O grupo é um dos mais conhecidos e respeitados do Brasil porque faz um trabalho singular de desenvolver obras e arranjos oriundos da nossa cultura baiana, nordestina  e brasileira, esse é o traço identitário mais importante do meu pai, que percebo e preservo. E acrescento a importância de entender a individualidade e particularidade  de cada integrante  do grupo  e contemplá-los. Para que, além  de ter uma perspectiva  de preparar alunos para  o mercado de trabalho, eu possa transformá-los de outras maneiras.”, Aquim Sacramento

Desta  forma, torna-se nítida a percepção de que o GP UFBA sempre esteve e continua estando em ótimas mãos, conduzido sob a luz de uma educação libertadora, que respeita as identidades e promove uma unidade da diversidade dentro da família percussiva no que diz respeito à multiplicidade de instrumentos e aplicações dos mesmos, mas também entre os seres histórico-sociais envolvidos nos processos criativos e pedagógicos propostos. Nesse sentido, o sobrenome Sacramento exerce um papel simbólico significativamente sincrônico, uma vez que, segundo o dicionário, um de seus significados é comunhão ou extrema unção. 

Crédito: KAREN SILVA

Sobre a autora da análise

Fernanda Lucena é Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (UFOB), pós graduada em Marketing Digital (UNOPAR) e Produção Cultural, Arte e Entretenimento (FACUMINAS). Produtora do quadro efetivo da Tabuleiro Produções. Crítica/Colunista da Revista Arte Brasileira. Contato: fernandalucenaproduz@gmail.com 

CAPA DA PUBLICAÇÃO –

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

Historiadora lança minicurso gratuito sobre a história da arte, com vídeos curtos e descomplicados

(Divulgação) Aline Pascholati é artista visual e historiadora da arte diplomada pela Sorbonne (Paris, França) e trabalha há mais de.

LEIA MAIS

A nossa relação com os livros 

Como diz um autor anônimo, “a leitura nos traz amigos desconhecidos”, e de alguma forma inesperada constrói essa relação “leitor.

LEIA MAIS

Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, é inspiração do também Bernardo Soares, cantautor do “Disco

Olá! Eu sou Bernardo Soares, um artista da palavra cantada, compositor de canções que atua a partir de Curitiba, no.

LEIA MAIS

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

A conexão musical entre Portugal e Brasil, contada pela siberiana Svetlana Bakushina

Artigo escrito por Svetlana Bakushina com exclusividade para Arte BrasileiraPortugal, agosto de 2024 Nasci e cresci na Sibéria, onde a.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS