23 de junho de 2024
Clipe Lançamento Música Single

“Ela partiu” de Tim Maia e a analogia de Marcos Eiras no single “Offline”

A estreia fonográfica de Marcos Eiras aconteceu em 2016, quando lançou o EP “Entre Outras Coisas”, influenciado essencialmente pelo jazz e pela bossa nova. Os anos passaram e uma outra ideia brotou: o álbum “Outra Onda”, com faixas autorais que traçam uma linha do tempo da Música Preta Brasileira dos anos 1970 até os dias atuais, com influências de artistas da black music nacional como Tim Maia, Cassiano, Sandra de Sá, entre tantos outros.

O conceito de “Outra Onda” é inspirador aos amantes da música popular brasileira, mas seu lançamento acontecerá somente em abril, tendo ainda algumas semanas para que isso aconteça. No entanto, Marcos Eiras apresentará antes uma das faixas, a canção “Offline”, com a participação de Nino Rapper. O lançamento está marcado para o dia 17 deste mês nas plataformas de áudio e no dia 21 o clipe estará disponível no Youtube.

“Offline” é mensageira de uma história inspiradora e que desafia os parâmetros atuais da comunicação humana. A personagem da canção decide desligar-se do mundo virtual, das redes sociais, a fim de viver a vida offline, daí o nome da canção. Em entrevista à Revista Arte Brasileira, Marcos descreveu a filosofia por trás de “Offline”. Para ele, é nítido que vivemos mais na frente das telas do que vivendo a própria vida, o que nos faz viver majoritariamente as nossas personas virtuais. Marcos ainda acredita que o auge desta esquizofrenia é quando confundimos o nós real com esta persona.

Musicalmente, “Offline” é um black music inspirado na sonoridade nacional do fim dos anos 1990 e início de 2000, com um paralelo sonoro e poético à “Ela Partiu”, clássica canção de Tim Mia, em referência à personagem que “partiu das redes e nunca mais voltou”. “Offline” dá sequência à elementos da música da atualidade, com a presença do rap, que, para Marcos, vem agregando muito à música pop e a música negra nas últimas décadas. Assim, pode-se dizer que este single compartilha do mesmo conceito musical de “Outra Onda”: realizar uma leitura da música negra no Brasil.

Faça o pré-save de “Offline”!

Clipe

O vídeo ilustra de forma demasiadamente poética a letra de “Offline”, com olhares profundos da atriz Miriã Assis que encena a protagonista. Marcos também aparece no clipe como cantor e efeitos digitais nas imagens destacam o propósito da canção. Por fim, é o clipe é fiel à canção, ajudando o público a aprofundar a mensagem de Marcos.

Sobre o artista

Carioca vivendo em São Paulo, Marcos Eiras é cantor, compositor e designer de formação, e um apaixonado por diversas formas de arte, como poesia e cinema, tendo atuado também como ilustrador para artistas diversos, desenvolvendo artes e capas de discos. Musicalmente autodidata, iniciou seus estudos em violão, tendo o jazz e a bossa nova como base inicial, dois gêneros que depois marcariam sua estreia fonográfica, quando lançou o EP “Entre Outras Coisas” em 2016, disponível em todas as plataformas de streaming.

Marcos Eiras também assume uma personalidade artística voltada ao black music e as temáticas que dela derivam, tendência explícita em seu novo álbum autoral, “Outra Onda”, onde traça uma linha do tempo da Música Preta Brasileira dos anos 1970 aos dias atuais, com influências de artistas como Tim Maia, Cassiano e Sandra de Sá. 

Tanto “Entre Outras Coisas” quanto “Outra Onda” reforçam as temáticas das suas músicas, sempre com olhar poético e detalhado, com variedades de assuntos, que vão desde temas amorosos às situações do dia a dia. 

O mais novo lançamento do artista é o single “Offline”, um gostinho profundo do que será o disco “Outra Onda”. 

Crédito da foto de capa da matéria: Fabio Medeiros / Divulgação

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.