14 de julho de 2025

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro e não gostou, não significa que esse livro é ruim, é apenas um livro que você não gostou de ler.

Olhando, rapidamente, a lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2021, podemos perceber que muitos bestsellers não são os livros clássicos, ainda que alguns deles apareçam na lista. A maioria, pelo que pude perceber, são livros de autoajuda, como: dicas pare ser um milionário, como viver melhor, como ter amigos e assim vai. Mas tudo isso não significa que esses livros são ruins, só existem livros para todos os gostos.

Será que um livro com a imagem de capa de um Youtuber famoso é menos qualificado que qualquer outro livro? Para saber se um livro é bom ou ruim, não basta simplesmente lê-lo é algo mais complexo, se é que é possível chegar em uma conclusão.

Existem livros que eu considero um máximo, tem livro que eu não leria de novo e isso é normal! E de novo não significa que todos os livros que eu já li são bons ou ruins, seja clássico ou contemporâneo. Tudo depende do gosto do freguês, ou melhor, do leitor!

Mas olhando pelo lado da produção, podemos observar que existem livros mal revisados, com histórias pouco originais, com capas pouco atraentes e tudo isso pode comprometer a qualidade do livro. Porém tudo isso vai passar pelo crivo individual de cada pessoa, um leitor mais assíduo consegue identificar esses problemas e caba se tornando mais exigente também.

Com a internet a literatura encontrou um espaço fértil para ser produzida. Livros clássicos e os mais novos são facilmente encontrados na rede e consequentemente novos leitores também. O fenômeno dos poetas do Instagram, por exemplo, mostra que a literatura se apresenta de diferentes formas e isso é muito bom.

Seja como for, os livros são importantes para a produção do conhecimento e principalmente para promoção da literatura. Se um livro de um Youtuber contribui para conquistar novos leitores, se consegue movimentar o mercado do livro e colocar foco para a produção de livros, isso é ótimo!

Existem livros bons, Machado de Assis está aí para não me deixar mentir. Mas não existem livros ruins, no máximo livros mal escritos ou mal revisados e produzidos. Sempre o gosto pessoal vai prevalecer, como tudo que consumimos na vida o livro também passa por isso. Se muita gente gostou de um livro e você não, está tudo bem! Siga para o próximo e nunca pare de ler e descobrir novos mundos.

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

Música Machista Popular Brasileira?

A música, diz a lógica, é um retrato da realidade de um povo. É expressão de sentimentos de um compositor,.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Elis Regina em detalhes (com Julio Maria)

O experiente jornalista musical e biografo Julio Maria é autor do livro “Elis Regina. Nada Será Como Antes”. A obra.

LEIA MAIS

Maria do Santíssimo e o seu caleidoscópio das coisas modestas

O  tempo farejou a fábulacontaminou-a. Projetou-atalhada à sua própria imagem.                 Henriqueta Lisboa 1. Maria Antônia do Santíssimo (São Vicente, 1890-1986).

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã   Vejo o Cristo da janela   O sol já apagou sua luz   E o povo lá.

LEIA MAIS