16 de março de 2025

O que ler em 2022? Confira 12 indicações

No ano passado fiz uma lista com 12 livros para 2021, da qual, não li todos os livros, confesso. Tudo depende do momento que a gente está e a vontade de ler determinado livro ou não e está tudo bem! É importante não parar de ler, de preferência, nunca!

Hoje, trago uma nova lista com 12 livros para 2022. São livros que você pode conhecer ou que ainda não conhece, mas sem dúvida são livros interessantes para o ano que já começou

O primeiro da lista é um livro que ficou muito conhecido no Brasil e conquistou outros países também! “Torto Arado”, o tremendo romance de Itamar Vieira Junior. A história tem como pano central o Brasil, uma realidade do nosso país. Além disso o livro ganhou importantes prêmios da literatura, como por exemplo: Jabuti e Oceanos.

“Antes do Baile Verde”, de Lygia Fagundes Teles é um livro de contos que narra situações variadas, publicado, originalmente, em 1970, considerado uma das grandes obras da autora.

Não poderia ficar de fora o livro “Felicidade pra que te quero?” Um livro novo, de minha autoria, que traz histórias sobre a felicidade. O livro é divido entre poesias e crônicas, girando entorno essa temática da felicidade. As crônicas têm um personagem principal, Jaime, um senhor de 60 anos, rabugento e que muita vai falar sobre a vida.

Uma das obras mais importantes da literatura brasileira, “Grande Sertões Veredas”, de João Guimarães Rosa, traz o retrato de um Brasil, o sertão de nosso país. Foi publicado em 1956.

Outro livro muito importante e que retrata a realidade sofrida do Brasil é “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. Nessa história, a busca por uma vida melhor de uma família de retirantes do sertão é colocada em destaque.

“Iracema”, de José de Alencar é um clássico da literatura brasileira e narra a história de um romance entre um homem branco e uma indígena.

Todo mundo sabe que sou apaixonado por Dom Casmurro e sempre que posso indico ele para leitura, mas hoje trago outra obra de Machado de Assis. “Memória Póstumas de Brás Cubas” que vai contar a história da elite brasileira de sua época, de uma forma cômica sem perder a crítica, além disso, o protagonista vai narrar a sua história depois de morto.

O oitavo livro da lista é de uma escritora que eu gosto muito e me inspiro para escrever, Cecilia Meireles é sem dúvida uma ótima escritora brasileira e que merece cada vez mais ser lida! O livro “Romanceiro da Inconfidência” coloca em foco um fato histórico brasileiro, a Inconfidência Mineira, lembra-se de Tiradentes? Ele também aparece na história que aborda acontecimentos da época! Com certeza o toque de Cecilia pode ser encontrado no decorrer das páginas do livro.

Carlos Drummond de Andrade, não poderia faltar na lista e por isso lhes trago o livro “A Rosa do Povo”. Nele 55 poemas são apresentados ao leitor com aquele toque de beleza e profundidade que somente Drummond consegue colocar no papel!

“Laços de Família” de Clarice Lispector, é um livro interessante que garantiu, em 1961, o prêmio Jabuti de Literatura. A obra é composta por 13 contos e com certeza você consegue notar a escrita particular de Clarice, inclusive genial. Muitos conhecem a autora pela obra “A Hora da Estrela” que é muito, muito interessante, vale a pena conhecer a escrita dessa autora fenomenal.

O penúltimo livro, “Olhos D’água”, é de uma escritora que cada vez mais torna-se conhecida no Brasil todo, Conceição Evaristo coloca em foco a realidade do povo afro-brasileiro, abordando a violência e as condições de vida urbana.

Por último, um livro que carrega as marcas de uma vivência. “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus vai relatar, justamente, a história de vida de uma mulher, Carolina Maria de Jesus, uma catadora de papelão e moradora de uma comunidade em São Paulo. A obra retrata essa história com olhar sensível.


Lista concluída, confesso que sou apaixonado, como você deve ter percebido, por alguns livros que aí estão e outros pretendendo ler esse ano! A lista, sempre, será uma referência para você que está procurando ou montando sua listinha de leitura para 2022. São obras cuidadosamente escolhidas para enriquecer sua leitura!

As várias versões da “Balada do Louco”

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico.

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS

“A Grande Família” e o poder da comédia do cotidiano

A série “A Grande Família” é exemplo de um gênero do humor que funciona como um espelho capaz de revelar.

LEIA MAIS