Conecte-se conosco

Literatura

LISTA – 12 Livros Para 2021

Kaique Kelvin Gomes

Publicado

em

A leitura é uma forma esplêndida de aprendizado, o livro pode ser considerado o 1º meio de aprendizagem a distância, pois com ele foi possível passar e preservar muito conhecimento. Ainda hoje, graças aos livros, podemos conhecer o que pensava uma pessoa que viveu há séculos.

É muito comum ver dentro e fora da internet, pessoas incentivando umas às outras para começarem a ler, eu mesmo recomendo e incentivo o hábito da leitura, por isso hoje trago 12 livros, que em minha opinião, são interessantes para o ano de 2021.

1º – “Poesia com Rapadura” de Bráulio Bessa

O primeiro livro dessa lista é também o primeiro livro do autor Bráulio Bessa, que ficou conhecido no Brasil todo pelo quadro “Poesia com Rapadura” do programa “Encontro com Fátima Bernardes” onde declamava poesias de sua autoria e arrancava emoções de todos no palco. Um livro que trata de diversos temas, e que com certeza será capaz de reanimar a esperança. Costumo acreditar que a poesia tem a capacidade de transformar as pessoas.

2º – “Dom Casmurro” de Machado de Assis

O segundo livro dessa lista é um clássico brasileiro, uma das grandes obras de Machado de Assis, publicada pela primeira vez em 1899 ainda hoje é muito conhecida pelo público leitor. No livro vemos a história de Bento Santiago o bentinho, desde sua infância, a vida no seminário e o ciúme que sente da mulher, Capitu, que ama. O clássico de Machado continua conquistando novos leitores.

3º – “O sol na Cabeça” de Geovani Martins

O terceiro livro dessa lista é um choque de realidade, em O Sol na Cabeça conhecemos histórias de pessoas que viveram em favelas do Rio de Janeiro do início do século XXI. O autor apresenta 13 contos que são capazes de impactar nossa leitura, nos deparamos com a infância e adolescência de garotos que tiveram que conviver com a violência em um lado desfavorecido da cidade.

4º – “21 lições para o século 21” de Yuval Harari

O quarto livro dessa lista é um livro para pensar o tempo presente, o que pensamos sobre as grandes questões do nosso tempo. Nele o autor busca apresentar reflexões sobre os desafios da atualidade.

5º – “Hora da estrela” de Clarice Lispector

O quinto livro dessa lista é outro clássico brasileiro, o romance/novela de Clarice Lispector. Nele é apresentada a história da alagoa Macabéa, uma datilógrafa, profissional responsável por redigir textos, cartas e ofícios em escritórios e repartições públicas, essa profissão era comum antes da chegada dos computadores, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício.

6º – “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago

O sexto livro da lista é um livro bastante interessante, publicado em 1995 já foi traduzido para diferentes línguas, a obra conta a história de uma epidemia de cegueira que se espalha por uma cidade, causando um colapso no modo de vida das pessoas. Com certeza carrega semelhanças ao ano de 2020.

7º – “Capitães da Areia” de Jorge Amado

O sétimo livro com certeza é um clássico de Jorge Amado, uma leitura impactante que narra a vida de um grupo de menores abandonados, jovens que cresceram nas ruas da cidade de Salvador, Bahia. Esses garotos chamados de “Capitães da Areia” viviam em um trapiche e roubavam para sobreviver. Uma história que escancara determinada realidade muitas vezes despercebida.

8º – “Viagem ao Centro da Terra” de Júlio Verne

O oitavo livro dessa lista é uma ficção cientifica, um clássico desse gênero literário. Lançado em 1864 “Viagem ao Centro da Terra” instiga a imaginação até hoje, nele um renomado professor descobre uma mensagem descrevendo uma viagem ao centro da terra, aí que a aventura começa.

9º – “A Metamorfose” de Franz Kafka

O nono livro da lista é uma leitura no mínimo intrigante, apesar de ser um pequeno livro, o que o autor nos traz é algo que aflora a imaginação. Um certo dia, um certo alguém acorda metamorfoseado em um enorme inseto, é nesse ponto que começa a história do caixeiro-viajante Gregor, personagem principal da obra.

10º – “Antes do Baile Verde” de Lygia Fagundes Telles

O décimo livro traz contos escritos entre 1949 e 1969, a obra pode ser considera uma das mais bem-sucedidas da autora. O livro de contos narra história diversas e surpreendentes capazes de emocionar aquele que lê.

11º – “O Cortiço” de Aluísio Azevedo

Essa lista está recheada de livros clássicos da nossa literatura e o penúltimo é um livro muito conhecido, tenho certeza de que já ouviu falar dessa obra. O Cortiço traz a história de uma habitação coletiva, retratando o cotidiano dos moradores e suas lutas diárias.

12º – “A Glória e seu Cortejo de Horrores” de Fernanda Torres

O último livro dessa lista é o segundo livro da atriz Fernanda Torres, o romance narra com olhar franco o universo do teatro e da televisão brasileira. Mario Cardoso é o personagem principal da obra, um ator de meia idade que viveu o sucesso e o declínio de sua carreira.

CONCLUSÃO!

A lista mescla livros nacionais e internacionais, clássicos e contemporâneos que podem ser lidos na ordem que o leitor preferir. O mais importante, acredito eu, seja a leitura! A lista permanece aberta, não acredito em apenas 12 livros para um ano inteiro, além do mais o que esse ano nos reserva para a literatura? Muitos novos livros virão e merecem ser lidos, a lista está aberta e sempre cabe mais um.

Faça uma lista de leitura para esse ano você também!

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish