10 de maio de 2026

NOVOS DISCOS, DISCOS NOVOS #edição3

Dizem que o formato “álbum” perdeu-se com a chegada e popularização das novas tecnologias. O que, de fato, tem fundamento. No entanto, não é o que acontece no mercado fonográfico digital. A Arte Brasileira existe desde 2016 como site e, portanto, sempre recebeu sugestões de pautas, sendo muitas delas de álbuns. Alguns anos se passaram até chegar neste 2022, e os discos (mesmo que digitais, ainda os chamamos assim) continuam vivos. Todos os meses, artistas famosos ou não lançam álbuns. O nosso novo projeto, o “Novos Discos, Discos Novos”, que chega a sua segunda edição, é a prova disso, com lançamentos diversos, de vários nichos.

IMPORTANTE: A lista, que também engloba EPs, é aleatória, e não indica os “melhores”.

Lô Borges – “Não Me Espere Na Estação”

Saiba mais no Portal O Liberal

Noel Rosa – “Retiro da Saudade”

Aydê – “Raízes”

Mais detalhes na Revista Arte Brasileira

João Donato e Donatinho – “Sintetizamor”

Saiba mais no Gaúcha Zero Hora

Ricardo Bacelar e Delia Fischer – “Andar com Gil”

Saiba mais no Público

Erasmo Dibell – “Saravá Vol. 2”

Mais informações no Maranhão Hoje

Stefania Tallini e Gabriel Grossi – “Brasita”

Waldir Azevedo – o mestre do cavaquinho

Informações no Jornal Nacional

Dom Salvador Trio – “Samborium”

bernardo – “Xote de Realidade”

Saiba mais no Blog N Roll

Sara Não Tem Nome – “A Situação”

Informações aprofundadas no Jornal Estado de Minas

Lorenzo – “Abrace a Lua Cheia”

Saiba mais na Rádio Rock

Toquinho – “Novas Cores, Eternas Canções”

Saiba mais no g1

Danilo Cutrim – “Azul”

Saiba mais no Correio Braziliense

Nay Porttela – Viradela

Saiba mais no Correio do Povo

Isabella Bretz e Rodrigo Lana – “Cabeça Fora D’Água”

Saiba mais no Observatório dos Famosos

Pacífico Medeiros: ressignificando a fotografia

No fundo, a fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.                                                              Roland Barthes Pacífico.

LEIA MAIS

Goreth Caldas: um sistema de metáforas (das tantas esperas)

Entre os escaravelhos e o arbustodo peito frágil existemsegredos buscando alívioatravés de sussurros. Henriqueta Lisboa 1. Goreth Caldas (Caicó, 1958), embora.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

Kelline Lima: linhas sinuosas e orgânicas como arquétipos do feminino

O  coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate. Provérbios, 15:13 1. Kelline Lima.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

Celebrações pelo mundo: eventos culturais que transformam qualquer viagem

Viajar é mais do que conhecer paisagens ou tirar fotos em pontos turísticos. É também mergulhar de cabeça na alma.

LEIA MAIS

Vá e Veja ou Mate Hitler

Falas do filme: Homem #1: “Você é um otimista desesperado.” Homem #2: “Ele deveria ser curado disso.” Eu particularmente considero.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS