3 de julho de 2026

Playlist “Além da BR” #32 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 32ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

Jacques Kuba Séguin“candeur” – (Canadá)

Jacques Kuba Séguin é um trompetista e compositor canadense bem aventurado. Presente em palcos de parte da Europa, em quase todo Canadá, e até na China, é visto como um dos trompetistas de jazz mais brilhante de sua geração. Compositor para bandas como Odd Lot, Litania Projekt e seu próprio quinteto Migations, Jacques tem cinco álbuns lançados com sua banda todos pelo selo ODD SOUND, fundado e dirigido por ele próprio.

O mais recente lançamento do artista é a música “candeur”. Na gravação, com capa onde ele aprece solitário com seu instrumento, Séguin brilha quase que num espetáculo solo, onde ele e seu trompete se destacam em relação aos demais instrumentos. Este lançamento, que sucede o álbum “MIGRATIONS”, de 2019, pode ser apreciado nas plataformas de streaming. Seus ouvidos e coração vão adorar!

Elour“Fade” – (Estados Unidos)

Jacques Kuba Séguin é um trompetista e compositor canadense bem aventurado. Presente em palcos de parte da Europa, em quase todo Canadá, e até na China, é visto como um dos trompetistas de jazz mais brilhante de sua geração. Compositor para bandas como Odd Lot, Litania Projekt e seu próprio quinteto Migations, Jacques tem cinco álbuns lançados com sua banda todos pelo selo ODD SOUND, fundado e dirigido por ele próprio.

O mais recente lançamento do artista é a música “candeur”. Na gravação, com capa onde ele aprece solitário com seu instrumento, Séguin brilha quase que num espetáculo solo, onde ele e seu trompete se destacam em relação aos demais instrumentos. Este lançamento, que sucede o álbum “MIGRATIONS”, de 2019, pode ser apreciado nas plataformas de streaming. Seus ouvidos e coração vão adorar!

Caroline A.Rivas“Tu peux” – (França) – [MINI ENTREVISTA]

– O que você retrata na letra? Neste single eu me dirijo às pessoas que me criticam e digo a elas “Você pode”. Façamos o que fizermos, sempre seremos criticados de um lado e incentivados do outro, por isso é importante nos destacarmos dos olhos dos outros e fazermos o que queremos!

– Como você pode definir a sonoridade do single? Meu som é o reflexo da minha mestiça franco-colombiana.

– Há alguma história ou curiosidade interessante sobre o lançamento? Cheguei à final do France ô Folies na Martinica (programa de TV. Francês) graças a este título. Ele é bem conhecido lá.

Respostas de Caroline A.Rivas

TELKA (Agathe Catel) “O Instante” – (França) – [MINI ENTREVISTA]

– O que você diz na letra da música? Esta música fala da importância do momento presente. Os detalhes e os pequenos instantes que fazem a beleza da vida. Também fala da fugacidade dela.

– Você é francesa, mas a letra é em português. Explique. Eu fiz estudos de tradução na Universidade Autônoma de Barcelona na Espanha. Estudei espanhol, catalão, italiano, inglês e português. Eu adoro a língua portuguesa e sobre tudo a musicalidade dela. Trabalhei uns meses como professora de francês no Rio de Janeiro e foi uma oportunidade de aprender muito.

– Quais referências musicais você trouxe nesta música? Eu lembro que quando descobri o Brasil pela primeira vez, comprei muitos CDs. Queria saber tudo da cultura musical brasileira! Descobri Rita Lee, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes, Marisa Monte, mas também Olodum, Chico César e mais tarde Vanessa da Mata, Céu etc. Adoro todos eles. Acho que esta canção é mais uma inspiração “clássica” tipo Gilberto Gil, eu vi ele em concerto no Rio, e Céu também. Chico César já compartilhou uma interpretação minha que eu fiz de uma canção dele.

– Ha alguma história ou curiosidade interessante sobre o lançamento.  É uma música já bastante “antiga” pra mim aqui na França, ela faz parte, como “O Caminho”, das primeiras canções que escrevi já há 10 anos! Mas como sou artista independente até agora, tenho de fazer muitas coisas sozinhas e ainda não tinha distribuído ela. Fico feliz de saber que ela pode ser ouvida agora no Brasil. 

Respostas de Telka

Sam Frank Blunier“Web, promesses & vidéo” – (Suiça) – [MINI ENTREVISTA]

– Primeiramente, apresente-se! meu nome artístico é Sam Frank Blunier.
Tenho duas nacionalidades: suíça e francesa.

– O que esta música no diz? Há alguma mensagem? É uma crítica (mas bastante alegre) às redes sociais, likes e falsas promessas que nos são vendidas todos os dias na web.

– Comente sobre o clipe. Como ele nos ajuda a entender sua música?
O clipe pretende ser alegre e um pouco maluco, o oposto do espelho que nossas telas nos oferecem!

– Há alguma história ou curiosidade sobre este lançamento?
Este single é retirado do futuro álbum que se chamará “LOTERIE” e será lançado na primavera de 2023.

Respostas de Sam Frank Blunier

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

Francisco Eduardo:  a geometria do corpo e suas personas

 Quando quis tirar a máscara,Estava pegada à cara.Quando a tirei e me vi ao espelho,Já tinha envelhecido. Fernando Pessoa  .

LEIA MAIS

Além deste sertão: a pintura de Celina Bezerra

É curioso observar a trajetória da professora norte-rio-grandense Celina Bezerra. Advinda das terras quentes da região do Seridó, de antigas.

LEIA MAIS

Edilson Araújo: verde que te quero verde

Verde que te quiero verde.Verde Viento. Verdes ramas.El barco sobre la mar y el caballo em la montãna. Federico García.

LEIA MAIS

A serenata que mudou tudo: amor, surpresas e bingo

Hoje vamos contar a história de Vânia, uma professora de música que queria homenagear seu namorado e contar uma grande.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

Conceição Fernandes: a presença e a valia do silêncio na arte

1. Conceição Fernandes (Mossoró, 16.05.1957) é atualmente professora aposentada, tendo atuado como professora nas redes estadual e municipal. Dedica-se às.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS