Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.
Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 47ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.
Starfire – “I’ve Got A Woman” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]
– O que é esta música? O que ela diz? Esta é uma música animada de blues rock do nosso quarto álbum, Scattered Grooves, que foi originalmente escrita e tocada em 1985, mas foi reimaginada para 2023. É sobre um homem discutindo o relacionamento que ele tem com sua mulher que nem sempre é perfeito, mas é certo para ele. A música foi originalmente escrita como um blues lento com uma linha de baixo ambulante. A música foi escrita espontaneamente em uma de nossas muitas jam sessions. Foi assim que escrevemos muitas de nossas canções. Tínhamos escrito outras canções de blues em nossos três primeiros álbuns, e este era semelhante em estilo a esses, então o pensamento passou a ser mais rápido e adicionar trompas. A letra que eu tinha se encaixava melhor nessa música de qualquer maneira.
– Comente sobre a sonoridade da música, as influências. Sempre fomos influenciados pelo blues de Led Zeppelin, The Allman Brothers, Foghat, Robin Trower e BB King e muitos outros, e mais recentemente por Kenny Wayne Shepard e Joe Bonamassa. Veio à mente mudar isso para uma música mais parecida com a versão dos Blues Brothers de “Messin’ with the Kid” de seu álbum de 1978. Este álbum também foi uma grande influência para nós. Além da bateria, baixo e guitarras, há um piano boogie woogie e uma seção de sopros. Não há refrão real na música, mas cada conjunto de versos termina com o título. Há uma ponte que foi adicionada em 2023 e uma seção de solo que começa com as trompas e depois a guitarra. O outro é um fade-out que tem tanto trompas e solos de guitarra quanto o piano.
– Há alguma história ou curiosidade interessantes sobre este lançamento? A letra começou a ser uma paródia de antigas canções de blues. Pegando cada palavra que pude pensar que rima com blues e rimando com a linha do título, não importa o quão boba, eu construí a música. Acho que acabou sendo mais uma homenagem àquelas músicas do que uma paródia. O fato de essa música ter ficado na prateleira por mais de 30 anos antes de ser lançada também é bastante interessante.
Respostas de TJ Staar, Guitarrista, Tecladista, Vocalista, Compositor e Produtor de Starfire.
Andrì – “Jungle” – (Itália)
Em seu décimo primeiro single, o músico e compositor italiano Andrì adentra às selvas, usando isso como uma metáfora perfeita. O cara, que neste lançamento abusa maravilhosamente bem dos rifs de guitarra, diz que “O andamento da música me lembra a selva com suas sombras e silêncios, com os gritos das vítimas e os rugidos dos predadores, numa luta incessante e interminável pela sobrevivência. A selva como metáfora da vida, a música como representação alegórica deste palco.” Ouça e confira se você terá as mesmas impressões que Andrì.
Riverwoods – “You Cut Right Through My Soul” – (Suécia) – [MINI ENTREVISTA]
– O que é esta música? “You Cut Right Through My Soul” de Riverwoods e Jeanette Bengtsson. Riverwoods é composto pelo compositor sueco Jimmy Granström, além de vários colaboradores que irão alternar entre diferentes canções.
– O que ela diz? – Explique a origem desta música. – Comente sobre a sonoridade da música, as influências. A música é uma balada baseada em piano sobre as dúvidas e os desafios que o amor pode enfrentar, expressos com os versos “Em_bora sejamos como tochas em uma nevasca, o gelo fica mais fino à medida que crescemos, então me segure firme enquanto avançamos , ‘ porque eu vou cair se você deixar ir_ “. A canção é uma tradução do original sueco “Du genomborrar mig“, que foi escrito por dois autores musicais cujas produções foram vistas por milhares de pessoas em Estocolmo. A música e o arranjo são influenciados pela música pop moderna e musical, com foco em melodias fortes e dramaticamente impactantes. O piano geralmente está em foco, com elementos leves de, por exemplo, cordas e percussão. Atrás dos vocais da música está Jeanette Bengtsson, que fez uma turnê pela Europa e Estados Unidos com a banda cover do ABBA “Arrival from Sweden”. A colaboração anterior entre Riverwoods e Jeanette Bengtsson resultou no single “When We Were Small“, que foi tocado nas rádios da Inglaterra, México, Namíbia e Uganda, bem como na estação de rádio sueca P4 Halland, que pode ser comparada a um canal regional da BBC na Grã-Bretanha.
– Há alguma história ou curiosidade interessante sobre este lançamento? Jimmy Granström, que escreveu a letra em inglês junto com Robert Gould, contatou o compositor da música sobre uma tradução do original sueco. From já havia tido uma breve colaboração em 2001, quando o compositor gravou piano em uma das canções da versão sueca do musical de Jimmy “Ron & Julie”, que foi encenado em Estocolmo naquele ano. Jimmy e o compositor da música entraram em contato por meio de um conhecido em comum, que na época dirigia o musical de Jimmy e já havia encenado cinco musicais escritos por ele mesmo, além de abrir uma produtora de filmes e narrativas de imagens em movimento que já está ativa há pouco mais de 20 anos.
Respostas Riverwoods
Brandon Scott Jones – “Kick It On Back” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]
– O que diz a letra da música? (o artista respondeu com a letra na íntegra)
Indo para a praia, de férias com a família
Cantando as canções, numa estação country local
Memórias lembradas, sonhos escritos na areia
Ondas quebrando na praia, nada saindo do controle
O cheiro do sal e do mar, no calor ar de verão
É disso que se trata a vida, crie memórias e compartilhe
Então relaxe,
deixe os bons tempos rolarem novamente
A vida passa rápido, não a deixe passar
Viva como se fosse a última
Porque é hora de se divertir
A vida tem apenas começou
Então relaxe,
deixe os bons tempos rolarem novamente
Indo para a lagoa, em uma tarde de pescaria
Sentando na minha cadeira, eu sento e tomo um gole
Ouvindo as rãs, os pássaros cantando nas árvores
Enquanto olho na mata, ouço o zumbido das abelhas
Lembranças lembradas, sonhos imaginados no cais
Dança das libélulas, pica-paus batem na porta
Para o mundo inteiro não ver isso não é muito justo
É disso que se trata a vida, crie memórias e compartilhe
Então relaxe,
deixe os bons tempos rolarem novamente
A vida passa rápido, não a deixe passar
Viva como se fosse a última
Porque é hora de se divertir
A vida acabou começou
Então, relaxe,
deixe os bons tempos rolarem novamente
Então, relaxe, apenas relaxe
Deixe os bons tempos rolarem novamente
A vida passa rápido, não deixe passar
Viva como se fosse o último
Porque é hora de se divertir
A vida acabou de começar
Então relaxe,
deixe os bons tempos rolarem novamente
Vamos lá.
– Qual é a sua mensagem? É hora de chutar para trás e relaxar, passar bons momentos com amigos e familiares, aproveitar sua vida e fazer muitas memórias.
– Para qual momento você recomenda essa música? Essa música é ótima quando você está tendo um dia ruim e quer se animar. É bom em festas e férias, feriados, confraternizações ou a qualquer momento que você quiser relaxar.
Respostas Brandon Scott Jones
District Five – “A Sunday” – (Suíça) – [MINI ENTREVISTA]
– O que a letra diz? É algum tipo de fluxo de pensamento; memórias diferentes amontoadas em um espaço apertado, começando em um domingo em uma pequena vila italiana. Ele também tenta lidar com tópicos muito sombrios e reais de uma forma que não te quebre.
– Qual é a sua mensagem? Trata-se de nutrir a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor, no final, não importa o quão escuro fique. Trata-se de encontrar e construir uma comunidade e nos esforçar para construir um mundo mais bonito.
– Como e por que foi composto? Este single faz parte de todo um lançamento que compusemos, produzimos, gravamos, basicamente fizemos tudo sozinhos. Esse processo meio que ajuda você a sentir a energia central de um grupo novamente. Todo o álbum é baseado em longas sessões improvisadas que foram editadas e dobradas em uma segunda etapa.
– Como você pode definir o som do single? Parece um abraço caloroso de alguém que você não vê há anos.
– Tem alguma história interessante ou curiosidade sobre esse lançamento? Há muitos…mas nós saímos de férias juntos como uma banda, pelo menos uma vez por ano. Nós estivemos na Itália uma vez, que foi como “A Sunday” meio que aconteceu, e estávamos de férias novamente na semana passada. Algumas pessoas acham isso engraçado, haha. Mas é realmente ótimo se você puder fazer isso. De qualquer forma – obrigado por ler + ouvir!
Respostas District Five