23 de fevereiro de 2024
Listas de lançamentos

Playlist “Além da BR” #58 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 58ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

Colt Wiseman“Le Moment présent” – (França)

O primeiro projeto solo do músico e compositor francês Colt Wiseman será apresentado em breve, programado para o dia 20 de outubro deste ano, e intitulado “Textores”. Antes, no entanto, ele inicia uma série de singles do projeto. Até o momento foram apresentados os dois primeiros gostinhos deste trabalho, com destaque para a música “Le Moment présent”, um tema para viver o momento presente por meio de uma sonoridade jazz melódico, que nos encaminha para uma sensação plena de bem estar. Fiquemos atentos a este artista!

Duo Fortin-Poirier – “Tico-Tico” – (Canadá)

Nesta música, as pianistas do duo Fortin-Poirier gravam sua própria versão de Tico-Tico, popularizada por Alys Robi. Como o vídeo demonstra, há apenas um piano em ação, mas quatro mãos. O som é alucinante, o que nos atraiu demasiadamente. Confira!

MINI ENTREVISTAS

Dirty Mitts“You Better Run! (Villains Theme)” – (Reino Unido)

Pedimos que, por meio de algumas perguntas, o artista falasse sobre a música de uma forma geral. Veja a resposta:

“You Better Run” é uma música inspirada na ação e na escala épica dos primeiros filmes da Marvel (daí a arte da capa do single). As canções de rock que marcam as sequências de batalha em “Homem de Ferro” me levaram a pegar minha guitarra e escrever o riff de abertura. 

Essa música imagina um mundo no qual pessoas com superpoderes nunca foram vistas antes. Um homem alado desce do céu e é ‘o primeiro de nossa espécie’. Assim como nos filmes, o exército aparece sem saber como lidar melhor com a situação. Antes de descobrir se esses poderes são forças do bem ou do mal, o exército abre fogo e a carnificina começa. Nunca saberemos se nosso ‘menino do vôo’ tinha ou não boas intenções, pois a agressão aberta da humanidade acende nele uma necessidade feroz de vingança. Nosso super-humano vira supervilão e sai vitorioso.  

A música foi escrita há quase uma década, mas não tinha nem de longe o poder bruto que tem agora. Embora as próprias letras permaneçam inalteradas, os riffs enérgicos e a estrutura musical foram bastante aprimorados pelos novos membros desta banda. 

Resposta de Dirty Mitts

Talking Book Featuring Jared“Chocolate Wine” – (Estados Unidos)

– Resumindo, que música é essa? Émúsica relaxante influenciada pelo jazz e soul reggae. 

– O que a letra nos diz? “Chocolate Wine” é uma música sobre uma experiência relaxante de uma excursão rodoviária com chocolate fino e vinho fino, em busca da tranquilidade. 

– Comentar o som do single, as referências. Uma mistura rítmica de sons de percussão latina/afro, em camadas com vibrações legais de baixo reggae, licks e solos de guitarra espanhola, progressões de acordes de jazz e vocais cheios de alma.

– Existe alguma curiosidade ou história interessante sobre esse lançamento? A modelo de arte da capa e estrela internacional do basquete Isis Thorpe compartilhando suas experiências de viagem em Portugal, sua beleza de chocolate e amor por vinhos finos.

Respostas de Jared (Compositor e Produtor) 

Wonderland“I Ask You” – (Reino Unido)

Em resumo, o que é esta música? A música “I Ask You” levanta a questão, se nós (alguma vez) mudaremos o mundo (e o tornaremos um lugar melhor). É uma música Pop, no estilo dos anos 80 (vibrações retrô). A música foi lançada em 08 de abril de 2023. A música é para todos aqueles que gostam de boa música pop (por exemplo, “The Show Must Go On” do Queen, “In The Shadows” do The Rasmus ou “Frozen” da Madonna).

Há alguma curiosidade sobre este lançamento? A música foi escrita, composta, gravada e cantada pela mesma pessoa: Wonderland. Ele mora na Suíça e viajou pelo mundo, antes de se estabelecer na Suíça. Mas, seu sonho é (ainda) ter uma fazenda (um dia) no Quênia. O Wonderland é um sonhador, um filósofo, alguém que nunca desistiu de buscar o paraíso. Não somos todos um pouco como o País das Maravilhas? [País das Maravilhas é a tradução de Wonderland, resolvemos manter em português para manter o sentido para leitores brasileiros]

Respostas de Matthias Metz (Wonderland)

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.