25 de abril de 2025

Como ler mais no dia a dia?

Já parou para pensar quantos livros você já leu esse ano? Se sua resposta foi que deveria ler mais livros, saiba que você não está sozinho.

De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” divulgada em 2020, 82% dos brasileiros entrevistados, gostariam de ter lido mais. O levantamento foi realizado pelo Instituto Pró-livro em parceira com o Itaú Cultura.

Lembre-se que não existem leitores maiores ou menores do que outros, o que existe, são pessoas que gostam de ler, cada uma em seu tempo. No campo da leitura não existe uma competição para saber quem leu mais, devemos priorizar a qualidade da leitura e não simplesmente a quantidade.

Existem vários motivos para uma pessoa não ler um livro, falta de tempo é um deles e isso pode acontecer devido a rapidez do dia a dia. Será que nesse cenário sobra tempo para o lazer?

Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura, esse resultado é um pouco menor do que foi registrado na pesquisa realizada em 2015, quando 56% dos brasileiros possuíam o hábito de leitura.

Note que a pesquisa indica uma queda no número de leitores, mas não é possível dizer que o Brasil é um país de pessoas que não gostam de ler. Os números mencionados anteriormente demostram que os brasileiros ainda cultivam o hábito da leitura. Concordo que mais pessoas poderiam ler, mas esses dados, de certa forma, mostram que a leitura ainda é um hábito da maioria dos brasileiros e isso é uma coisa boa.

O que podemos fazer para ler mais? Algumas dicas simples, podem ser colocadas em prática e dessa forma ajudar aqueles que buscam aprimorar o hábito da leitura, em “português claro”, ler mais. A primeira delas é a reserva de um período do seu dia para ler, não adianta ficar esperando a “hora certa” para pegar um livro, você precisa criar esse hábito é preciso começar!

Outra dica que pode funcionar bem é carregar um livro sempre na mochila ou bolsa, assim quando aparecer aquele tempinho em uma fila, no caso das cidades grandes, o trânsito ou transporte público. Dessa forma você vai ter bem próximo um livro para ler.

Algumas pessoas também utilizam o método de determinar uma quantidade de páginas para ler por dia, isso ajuda para aqueles que não são tão organizados e assim conseguem criar o hábito diário da leitura.

Seja qual for seu método para ler mais, o importante é que você nunca perca a vontade de ler, pois para que a leitura seja uma prática prazerosa a gente precisa gostar dessa atividade e nada melhor do que fazer o que gosta. Comece lendo hoje mesmo, aos poucos o hábito de leitura vai chegar!

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

Historiadora lança minicurso gratuito sobre a história da arte, com vídeos curtos e descomplicados

(Divulgação) Aline Pascholati é artista visual e historiadora da arte diplomada pela Sorbonne (Paris, França) e trabalha há mais de.

LEIA MAIS

Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, é inspiração do também Bernardo Soares, cantautor do “Disco

Olá! Eu sou Bernardo Soares, um artista da palavra cantada, compositor de canções que atua a partir de Curitiba, no.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #15 – Gabriel Deoli canta “Já deu no que tinha que dar” e

No dia 27 de outubro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Gabriel Deoli e.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #5 – O “coração solteiro” do sertanejo Vitor Leite e a MPB “encante-se”

A edição do dia 9 de junho de 2022 recebeu dois cantores-compositores mineiros, de gêneros musicais distintos. Essa foi uma.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS